Secretaria de Saúde entrega Prêmio Melhores Práticas

05/02/2019 16:01:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou hoje, 5 de fevereiro, a cerimônia de entrega do Prêmio SMS-Rio de Melhores Práticas. O evento aconteceu no Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Realizado no segundo semestre de 2018, o concurso teve 54 cases inscritos, envolvendo cerca de 180 funcionários e gestores das unidades e setores da SMS.

 

Na cerimônia, foram revelados e premiados os três primeiros colocados nas categorias “Práticas em Saúde” e “Gestão e Liderança”. Os vencedores de cada categoria receberam uma matrícula em um curso de pós-graduação em gestão na PUC e troféu e os segundos e terceiros colocados, certificados Prata e Bronze. Todos os concorrentes receberam certificados de participação e o resultado será posteriormente publicado no Diário Oficial do município.

 

A médica veterinária Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, foi a vencedora na categoria Gestão em Liderança com a Criação dos Super Pafs (Pronto Atendimento à Fiscalização Sanitária) para melhoria do atendimento ao 1746.

 

“Com uma equipe maior e mais unida conseguimos resolver a demanda reprimida de cerca de 1500 demandas. Além disso, também adotamos respostas mais precisas e de melhor qualidade para a população carioca”.

 

Na categoria Práticas em Saúde, o ginecologista Felipe Correa, do Hospital Rocha Maia (HMRM), venceu com práticas para melhorar a detecção precoce de câncer de mama.

 

“Apresentamos atitudes adotadas para reduzir o tempo entre a primeira consulta na atenção primária e o diagnóstico do câncer da mama em estágio mais precoce, aumentando assim as chances de cura da paciente. Existe uma lei que determina que o tempo de diagnóstico do câncer de mama até a primeira consulta na atenção terciária deve ser de até 60 dias. E nós conseguimos atingir essa meta na maioria dos pacientes. Estou muito feliz, foi uma honra participar desse prêmio”, concluiu.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, o valor desse prêmio é o ganho para a cidade.

 

“São práticas inovadoras que procuram dar cada vez mais acesso à população aos nossos serviços. Mais importante que o prêmio, é saber que são ações que vão fazer a diferença para nossos cidadãos”, reforça.

 

Criado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) da Secretaria de Saúde, o Prêmio SMS-Rio de Melhores Práticas reconhece as práticas mais inovadoras adotadas pelas equipes das unidades e setores da SMS. A iniciativa é inédita e uma forma de valorizar e disseminar ações que possam servir de inspiração e referência para outras unidades, além de promover a troca de experiências entre as diversas áreas da secretaria.

 

Foram contemplados estudos de casos em vigor, inscritos pelas respectivas unidades e setores. Os 'cases' foram avaliados por um comitê técnico composto por servidores da CGGP e por uma comissão de cinco especialistas em gestão da qualidade e saúde. Além da inovação, foram utilizados como critérios de avaliação a humanização, a aplicabilidade, a sustentabilidade, a economicidade, a relevância e os resultados. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços