Quer parar de fumar? 

Reunimos abaixo uma série de materiais informativos que podem te ajudar a deixar de fumar e cuidar da sua saúde! Se precisar de apoio especializado, procure informações sobre o tratamento para fumantes na unidade de saúde mais próxima. Clique aqui e veja a lista atualizada de unidades. 

⚠️ Algumas estratégias que podem te ajudar a parar! 

  1. Marque uma data para deixar o cigarro.
     
  2. Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
     
  3. Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
     
  4. Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte. Se surgir vontade de fumar e você não tiver cigarros em casa, as chances de sucesso aumentam.
     
  5. Quando sentiro o impulso de fumar, lembre-se que essa vontade intensa só dura, em média, cinco minutos. Procure se distrair nesse período: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório, enfim, alguma atividade para esse tempo passar.
     
  6. Lembre-se de que essa vontade de fumar irá diminuir à medida em que os dias forem passando. Seja paciente.

 

Programa de Controle do Tabagismo

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde baseia-se nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. As estratégias adotadas na cidade do Rio de Janeiro seguem 5 linhas de ação:

 

  1. Ambientes 100% livres do fumo;
  2. Tratamento para deixar de fumar;
  3. Prevenção da iniciação no tabagismo,; 
  4. Mobilização em datas comemorativas; 
  5. Divulgação da legislação.

Neste sentido, o Programa investe na oferta de tratamento para deixar de fumar nas unidades de saúde; desenvolve ações para prevenção da iniciação de jovens, através do Programa de Saúde na Escola e, em parceria com a Vigilância Sanitária, busca reduzir a naturalização do ato de fumar nos ambientes coletivos, com o respeito à Lei Antifumo pela cidade.

 

Desde 2008, no Rio de Janeiro é proibido fumar em ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados. Pode-se dizer que essa foi uma das mais importantes políticas de saúde pública para o redução do número de fumantes. Afinal, o Ambiente 100% Livre de Fumo melhora o ar ambiente para usuários e trabalhadores, protegendo o fumante passivo, desestimula a imitação do ato de fumar por jovens, contribuindo para prevenção de novos consumidores e estimula o fumante a encarar sua dependência e parar de fumar.

 

Legislação

 

Fiscalização


É possível fazer um registro pelo 1746 sobre a violação da lei. Utilize os subtipos abaixo:

 

Dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) 

Tabagismo e coronavírus (covid-19)

Crianças, adolescentes e jovens: os novos consumidores

Campanhas 

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Ministério da Saúde, OPAS/OMS

 

Quer saber mais?

 

Contato: assessoriadetabagismo@gmail.com 

 


Serviços Serviços