Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas do GOE participam de instrução para socorristas operacionais no BOPE

29/10/2018 17:16:00


Guardas municipais que integram a equipe de socorristas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) participaram, na sexta-feira, dia 29, de instrução de socorro operacional com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar. O treinamento foi realizado na sede da unidade especial, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, exclusivamente para os guardas municipais. A turma contou com 17 alunos.

 

A capacitação é voltada para o atendimento pré-hospitalar em áreas de conflito urbano, como na contenção de tumultos em jogos ou protestos, onde o efetivo GOE costuma atuar. Ministrada pelo cabo Jean Carlo, da equipe de instrutores do BOPE, o treinamento contou com aulas práticas e teóricas, como Controle de Hemorragias Massivas, Controle de Vias Aéreas e Tratamento Pré-hospitalar do Pneumotorax, Estabilização e Transporte de Vítimas e Montagem de Kits Básicos de Individuais de Socorro.

 

Todas as equipes operacionais do GOE contam com pelo menos um guarda socorrista, capacitados no Curso Especial de Resgate e Ações de Socorro, promovido pelo grupamento especial e que tem 166 horas de duração. A maioria dos profissionais têm formação na área de saúde e, além do curso oferecido pelo grupamento, também passam por treinamentos e capacitações constantes de aperfeiçoamento e atualização, como o oferecido pelo BOPE.

 

A função dos socorristas nas equipes é a de dar suporte e prestar os primeiros socorros aos integrantes da patrulha em situações emergenciais, no caso de ferimentos. Além disso, caso haja necessidade, os agentes também dão apoio e suporte aos cidadãos em casos de acidentes, estabilizando as vítimas até a chegada do socorro especializado.


Imagens relacionadas: