Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GGIM debate controle de armas e munições com forças de segurança

02/05/2017 12:34:00


Criado para definir estratégias de prevenção e combate à criminalidade envolvendo órgãos de todas as esferas, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) avança nas discussões sobre o controle da entrada de armas de fogo e munições no Rio. O assunto foi proposto pelo prefeito Marcelo Crivella como tema da primeira câmara técnica do gabinete por ele instalado no último dia 5, com o objetivo de reduzir a escalada do armamento ilegal na cidade. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), no primeiro trimestre deste ano foram apreendidas na capital 681 armas, entre fuzis, revólveres e pistolas.


Como resultado das duas reuniões já realizadas, a Prefeitura vai disponibilizar à recém-inaugurada Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) dois sistemas de monitoramento operados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), idealizadora do GGIM. Um deles é o GeoPortal, programa de georreferenciamento usado pelo Centro de Operações Rio (COR) para visualização de toda a cidade. O outro é o cerco eletrônico, ferramenta tecnológica que poderá auxiliar a especializada a monitorar o deslocamento de veículos suspeitos de envolvimento com o tráfico de armas e munições, entre outras funcionalidades.


 O delegado da Desarme, Fabrício Oliveira, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover a discussão do tema e disponibilizar e integrar sistemas e dados. "Assumi há pouco a delegacia e fico feliz em ver essa integração. A Prefeitura tem sistemas modernos que nem as polícias Civil e Federal têm, e está disposta a compartilhar suas informações para auxiliar nas investigações, o que até então não existia. Estamos no caminho certo", ressaltou, sugerindo o envolvimento de especialistas e representantes de fabricantes de armas nas próximas reuniões.


Conduzido pelo secretário executivo do GGIM, o Comissário de Polícia Civil Marcos Landeira, o encontro serviu ainda para integrar órgãos estaduais. O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) agendou capacitação para os profissionais da Desarme utilizarem o Portal de Segurança do Estado. Também participaram representantes da Associação Brasileira de Inteligência (Abin), da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio, braço operacional da Seop), e das Polícias Rodoviária Federal e Militar, além do Exército e Aeronáutica.


O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, voltou a reforçar a importância de a municipalidade atuar na prevenção primária do crime, aliviando a sobrecarga da PM, que atua nos efeitos. "O município tem os órgãos capazes de atuar nas causas que geram a criminalidade", disse Amendola.


Imagens relacionadas: