Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas se destacam em campeonato mundial de artes marciais disputado na Argentina

20/05/2016 12:56:00


Guarda que competiu será um dos condutores da tocha olímpica no Rio. Medalha do evento homenageia um dos agentes por incentivar Kickboxing na América Latina

 

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) marcou presença no Campeonato Mundial de Artes Marciais, promovido no último final de semana, dias 14 e 15, pela União Internacional de Artes Marciais da América (UIAMA), na Argentina. O inspetor Marco Aurélio Pereira e o líder operacional Antônio Carlos Dias, ambos da Comissão Desportiva da GM-Rio, se destacaram na competição. Antônio Carlos, que também é presidente da Confederação Brasileira de Lutas e Artes Marciais (CBLAM), ainda foi homenageado durante o evento, com uma foto sua ilustrando o design das medalhas entregues aos competidores vencedores.

 

A homenagem foi uma surpresa para o GM, que é um dos grandes vencedores da competição e um dos incentivadores das artes marciais, em especial o Kickboxing, no Brasil e na América Latina. "Receber em outro país uma homenagem dessas em reconhecimento ao meu trabalho em favor das artes marciais foi muito emocionante e uma surpresa também. Por se tratar da Argentina, que é considerada nossa grande rival na América do Sul, só vem demonstrar que o espírito esportivo suplanta qualquer coisa", brincou.

 

Antônio Carlos é conhecido por sempre apoiar os competidores, até mesmo seus concorrentes diretos. Atitudes como emprestar material de treino ou ajudar a encontrar alojamento fazem parte da rotina do GM, que já participou de quatro edições do campeonato da UIAMA. Em 2016, Antônio Carlos foi o campeão da modalidade forma tradicional com katana (sabre longo japonês), realizando uma apresentação com movimentos precisos. Com essa vitória, o GM chegou ao quarto título mundial consecutivo na modalidade. Durante o evento, o GM ainda ministrou seminário de Kickboxing para atletas de várias nacionalidades.

 

O inspetor Marco Aurélio Pereira também participou de disputas de kickboxing. Ele foi campeão na modalidade de exibição por equipe e ficou em terceiro lugar na modalidade point fight para mestres , até 75 Kg. O inspetor Pereira manteve o mesmo desempenho de outras edições da competição, quando venceu disputas de lutas individuais e por equipes.

 

A edição de 2016 do campeonato da UIAMA reuniu 1.800 atletas de diversos países da América Latina e da Itália, Arábia Saudita e Portugal.

 

Condução da tocha olímpica – O inspetor Marco Aurélio Pereira também é um dos cidadãos selecionados pela Prefeitura do Rio para realizar a condução da tocha olímpica, na chegada ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Ele foi escolhido pelo trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos de carreira na GM-Rio, em favor da população carioca, e também pelo compromisso com o esporte.

 

Além de praticar diversas modalidades desportivas, como o kickboxing, karate, atletismo e badminton, o inspetor também é um dos responsáveis pela criação da Comissão Desportiva da GM-Rio, que preside desde sua criação, em 2011. A Comissão apoia os atletas da guarda municipal que participam de competições em diversas modalidades esportivas, a nível amador e profissional, e também estimula a prática esportiva entre GMs e funcionários, para promover a melhora do condicionamento físico e o bem-estar do efetivo.

 

Desde março desse ano, a Comissão Desportiva da GM-Rio conta com um Centro de Treinamento Físico (CTF) para desenvolver ainda mais o trabalho realizado para promoção da qualidade de vida de funcionários e do efetivo da Guarda. Contado com academia de atividades físicas e um dojô para prática de artes marciais, o espaço foi construído em com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), que proporcionou a aquisição de 40 aparelhos e equipamentos e é um dos legados que os grandes eventos deixarão para a instituição.
 


Imagens relacionadas: