Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio realiza cerca de cinco mil ações de fiscalização na cidade no período que seria de carnaval

Equipes atuam em forças tarefas regionais e em operações integradas pela Seop desde sexta-feira, 12


22/02/2021 13:08:00


A Guarda Municipal do Rio realizou 4.889 ações de fiscalização das infrações de trânsito, dos transportes públicos e das normas sanitárias, além de ocorrências, auxílios e atendimentos em toda a cidade entre sexta-feira, dia 12, e a terça-feira, dia 16. Até o momento, a estatística parcial inclui 3.067 multas de trânsito aplicadas, 1.019 ocorrências diversas registradas (como crimes, contravenções e auxílios ao público), 139 infrações sanitárias e 143 flagrantes de calote nos transportes públicos (BRT e VLT).

 

Até terça-feira (16), foram realizados também 521 atendimentos de solicitações recebidas pela Central 1746, incluindo aglomerações que geraram 690 deslocamentos para verificar denúncias, sendo 452 constatadas em áreas públicas, 93 em estabelecimentos comerciais e 145 não foram confirmadas. As equipes fizeram 139 notificações do termo de constatação de infração sanitária, além de 60 ações de conscientização, com a transmissão de mensagens sonoras sobre a Covid-19 em variados pontos do Rio.

 

Trânsito e transportes – Em toda a cidade foram aplicadas 3.067 multas de trânsito por diversas irregularidades previstas no código de trânsito, como o estacionamento irregular. Desde as 5h de sexta-feira, dia 12, agentes do Grupamento Especial de trânsito atuam em ação conjunta nas barreiras instaladas em pontos estratégicos para evitar a entrada de ônibus, vans e outros veículos de fretamento na cidade. Durante a fiscalização nos transportes públicos, os agentes fizeram 143 flagrantes de calote da passagem registradas em estações do BRT e no interior do VLT.

 

Fiscalização costeira – A Guarda Marítima Municipal fiscalizou também 63 embarcações de médio e grande porte, que sairiam a passeio com festas na Marina da Glória e no Quadrado da Urca, entre sábado, dia 13, e a terça-feira, dia 16. Do total fiscalizado, sete barcos tripulados foram impedidos de sair ao mar por aglomeração ou por não possuírem alvará municipal para transporte de passageiros com remuneração ou por atividade turística. As outras embarcações fiscalizadas cancelaram os eventos programados entre domingo e terça-feira. Os responsáveis pelas embarcações foram orientados sobre o Decreto 48.500, de 4 de fevereiro de 2021, que estabelece normas para o uso de áreas públicas e para o exercício de atividades econômicas. Agentes do Subgrupamento de Operações Náuticas participaram de operações conjuntas com a Capitania dos Portos.

 

Esquema operacional – O esquema operacional funciona diariamente em todas as regiões da cidade, onde equipes das forças tarefas fazem o monitoramento preventivo de diversos estabelecimentos, ruas, praças e espaços públicos para coibir a realização de blocos e eventos, que estão proibidos como medida sanitária para evitar a disseminação da covid-19. Ao todo, cerca de 500 guardas municipais atuam por dia com apoio de 36 veículos e 32 rádios de comunicação, além de smartphones. A operação conta ainda com equipes especializadas que seguem no comboio de fiscalização coordenado da Secretaria Municipal de Ordem Pública.