/web/taxiriotaxistas/noticias?id=7441392 /web/taxiriotaxistas/principal "/web/taxiriotaxistas/principal" http://www.rio.rj.gov.br/web/taxiriotaxistas/noticias;jsessionid=AB43064DB848292E4A371A81B07FCD9B.liferay-inst4?p_p_id=56_INSTANCE_8jCG&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=2 //www.rio.rj.gov.br/web/taxiriotaxistas/principal?p_p_id=56_INSTANCE_8jCG&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13 10112 /web /group /user /web /taxiriotaxistas 7439353 /image /web/taxiriotaxistas /c www.rio.rj.gov.br http /Tema-Taxi-theme/images /web /group /web www.rio.rj.gov.br /web/taxiriotaxistas/principal /web/taxiriotaxistas/principal http://www.rio.rj.gov.br/web/taxiriotaxistas/noticias;jsessionid=AB43064DB848292E4A371A81B07FCD9B.liferay-inst4?p_p_id=56_INSTANCE_8jCG&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=2 //www.rio.rj.gov.br/web/taxiriotaxistas/principal?p_p_id=56_INSTANCE_8jCG&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13
 

Download

 

Google Play

O TAXI.RIO usa as tecnologias que você já conhece no mercado, mas com a vantagem única de ser um serviço público. Com isso, você não paga nada pelo licenciamento do aplicativo.

 

Hoje, com o TAXI.RIO, você já pode receber pedidos de corrida em bandeira 1 e 2, ofertando a faixa de desconto máxima que considera mais competitiva em cada situação, recebendo apenas pedidos que vão da menor até a maior faixa de desconto que você escolheu.

O pagamento das corridas será feito diretamente para o taxista, em dinheiro ou no cartão de crédito/débito, utilizando o terminal de pagamento disponibilizado pelo motorista. Na primeira versão, não haverá o recurso do pagamento através do aplicativo.

Na segunda versão, o pagamento pelo cartão de crédito embarcado no aplicativo já estará disponível. Para isso, a Prefeitura também está construindo um modelo de negócio inédito para o mercado público, através de um sistema que permitirá que o pagamento da corrida pelo cartão chegue ao taxista sem necessidade de passar pelos cofres públicos.
 

O TAXI.RIO hoje:

?       Tarifação pelo aplicativo nas bandeiras 1 e 2

?       Determinação, pelo taxista, da faixa máxima de desconto concedido

?       Estimativa de tempo e distância até o local de início ou o local de destino (com tráfego real)

?       Link para aplicativo externo para auxiliar com instruções de rota (Waze/Google)

?       Demonstrativo do valor a pagar (valor apurado, descontos, bandeirada)

?       Histórico de corridas (no site)

?       Verificação da situação cadastral (no site)

 

 

O QUE VEM POR AÍ?

O TAXI.RIO tem um planejamento de evolução contínua, como ocorre com a maioria dos serviços digitais.

Em linhas gerais, seguem alguns dos principais desenvolvimentos que já estão previstos para que o TAXI.RIO possa se tornar um serviço completo para atender as necessidades do taxista e do cidadão:

?       Comunicação por mensagem entre passageiro e taxista

?       Pagamento de corrida integrado no aplicativo ("voucher")

?       Visualização do faturamento por período

?       Atendimento a clientes corporativos

?       Sistema de incentivos e preferências para o taxista de acordo com a performance e avaliação (ex: acesso especial a eventos)

?       Sistema de otimização da ocupação da frota e direcionamento de corridas

?       Recebimento do pedido seguinte quando próximo ao destino da corrida atual

?       Recebimento de pedidos direcionados por meio de pagamento

?       Botão de pânico para emergências: acionamento do Centro de Operações Rio (COR)

?       Mapeamento de áreas de risco na solicitação da corrida

?       Agendamento de serviços da SMTR pelo aplicativo

?       Zeladoria: reportar ocorrências de conservação e segurança diretamente para o 1746

?       Redução de despesas do taxista com a integração dos sistemas para informação de antecedentes criminais 

 

FUNCIONALIDADES

Cardápio de serviços
Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, o taxista conhecerá as opções de serviço que poderá oferecer, escolhendo qual o desconto máximo com que trabalhará para se adequar à demanda e condições de concorrência.

As faixas de desconto disponíveis são predefinidas pela prefeitura, de acordo com os termos de uso do serviço, e se aplicam sobre a tarifa comum do táxi, considerando os horários das bandeira 1 e 2.

Essas configurações poderão ser alteradas a qualquer momento, uma vez que o taxista esteja com o táxi livre. Esse recurso traz para o taxista a possibilidade de escolher com liberdade a sua melhor forma de trabalho. Após escolher as opções de serviço, o taxista poderá passar ao estado "Livre", em que poderá receber pedidos de corrida.

Receber pedido de corrida
A partir da tela inicial, que indica sua posição atual, a bandeira e o desconto praticado, o taxista receberá chamadas de passageiros próximos, sendo acionado de acordo com a demanda (de passageiros) e a oferta (de táxis).

O pedido na tela do taxista mostrará, além do endereço de embarque, a faixa de desconto solicitada pelo passageiro, que poderá ser inferior ou igual ao desconto máximo oferecido pelo taxista.

Aceitar pedido de corrida
Quando o taxista aceita o pedido de corrida, o sistema resolve rapidamente os casos em que tenha recebido respostas simultâneas de mais de um taxista e confirma a corrida para o taxista que melhor possa atender o passageiro.

Caso não queira receber momentaneamente pedidos de corrida, o taxista pode recusar o pedido e escolher a posição de "Ocupado".

Buscar o passageiro
Quando o sistema confirmar o pedido, o taxista receberá o nome do passageiro e o endereço de embarque, assim como a rota mais curta de seu local atual até o local de embarque. Opcionalmente, o taxista poderá acionar um aplicativo externo para obter instruções de rota detalhadas, como Waze ou Google Maps.

Iniciar corrida
Ao iniciar a corrida, o taxista verá no mapa a rota do seu ponto atual até o endereço de destino. Também poderá acionar um aplicativo externo para obter instruções de rota detalhadas, como Waze ou Google Maps.

Caso o passageiro não tenha informado o endereço de destino quando pediu a corrida, o taxista poderá inserí-lo em seu aplicativo, o que também pode ser útil no caso do passageiro que decida mudar o destino ao longo da corrida.

Finalizar corrida
Ao finalizar a corrida em seu aplicativo, o taxista verá um sumário do valor da corrida, contendo o inicial da corrida pela tarifação normal, os descontos concedidos e o valor final a ser recebido do passageiro. Um recibo simples com estas informações será enviado automaticamente para o email cadastrado pelo passageiro.

Cadastro, alteração de foto e login e recuperação de senha
O taxista poderá se cadastrar no serviço TAXI.RIO através do site www.taxi.rio, onde seguirá os procedimentos para se habilitar a participar no programa. Também poderá recuperar sua senha, caso a tenha esquecido, bem como alterar seus dados e senha.

É neste site que o taxista poderá também alterar a sua foto, que será submetida a uma nova verificação pela SMTR.
 



| outras notícias