Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Começam os Encontros Preparatórios para a III Conferência Municipal de Cultura

16/04/2018 16:07:00


Primeira reunião foi em Sepetiba, no Instituto Onikoja
 
 
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) deu início a uma série de Encontros Preparatórios para as Pré-Conferências Regionais de Cultura nesta sexta (13), no Instituto Onikoja, uma instituição religiosa de culto de matriz africana localizada em Sepetiba, na Zona Oeste. O objetivo é discutir o formato da III Conferência Municipal de Cultura e o processo de renovação do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2018-2020.
 
  
 
"Começamos aqui no Instituto Onikoja para ficar claro o posicionamento da Secretaria Municipal de Cultura em relação à diversidade", afirmou Edu Nascimento, representante da SMC no Conselho Municipal de Cultura. "Vamos fazer esse processo territorializado para que todos os segmentos e regiões sejam representados".
 
Temi Rogério de Olissa, responsável pelo espaço, demonstrou sua emoção ao receber integrantes da SMC no Instituto Onikoja. "Até oito anos atrás eu acreditava que era apenas um líder religioso. Em 2010, uma pessoa me mostrou que fazemos cultura aqui. Candomblé não é só religião. Somos uma cultura igual a judaica, cigana ou indígena, com vestimentas, artesanato e vocabulário", disse. 
 
  
 
A Etemi Flávia de Oxum, herdeira da casa de candomblé Nação Djiji, em Sepetiba, esteve na reunião e comentou que pode conhecer melhor o funcionamento do Conselho Municipal de Cultura. "Achei muito interessante, porque não sabia que havia tantas possibilidades de participação nas políticas de cultura. Pensava que só uma pessoa cuidava de todos os segmentos, mas descobri que cada área tem o seu representante".
 
Além de Sepetiba, haverá encontros preparatórios em Jacarepaguá (18/04), Centro (19/04), Manguinhos (20/04) e Leme (24/04).
 
Fotos: Eduardo Rocha