Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Seop divulga balanço de ações no Carnaval 2019

Este ano, o órgão removeu 1.499 veículos por estacionamento irregular


06/03/2019 13:16:00


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) divulgou, nesta Quarta-feira de Cinzas (06/03), o balanço das ações realizadas pelo órgão durante o Carnaval. Com aumento expressivo em relação a 2018, as operações contra o estacionamento irregular registrou 1.499 remoções, o que representa 156% mais veículos do que no ano passado. Vale ressaltar que o estacionamento irregular é uma das denúncias mais comuns de cidadãos à Central 1746 durante o período de folia. 

 

 

Confira os números da Seop em 2019: 

 

 

Operações contra estacionamento irregular - Para coibir abusos e ampliar a cobertura em pontos e corredores estratégicos que impactam na fluidez do trânsito durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) aumentou o número de reboques de 18, no ano passado, para 50 este ano. Nos cinco primeiros dias de folia de 2019, foram removidos pela Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) 156% mais veículos do que no mesmo período de 2018: 1.499 contra 584.

 

O estacionamento irregular é uma das denúncias mais comuns de cidadãos ao serviço 1746 durante o período de folia carnavalesca. Os veículos apreendidos são encaminhados para um dos dois depósitos municipais (na Avenida Pedro II, 67, São Cristóvão, e na Rua Omar Bandeira Ramidan Sobrinho, 1, no Recreio dos Bandeirantes). Ambos funcionam diariamente, das 8h às 17h. Para mais informações, clique aqui.

 

Defesa Civil - Durante os dois fortes temporais que atingiram a cidade durante a sexta (1º) e o domingo (3) de carnaval, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Seop, registrou 467 chamados, sendo 195 emergenciais.

 

Somando os dois dias de chuva, foram acionadas as sirenes de 61 das 103 comunidades de alto risco geológico monitoradas pelo sistema de alertas da cidade. O órgão continua atuando de prontidão 24 horas com 180 agentes divididos em turnos.


Transporte Complementar - A operação "Transporte legal, folia legal", da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), órgão vinculado à Seop, realizou 82 multas, 18 remoções e nove lacres em vans e Kombis flagradas cometendo irregularidades administrativas no transporte de passageiros.

 

Entre as infrações encontradas pelos fiscais, estão: veículo circulando com selo vencido, com licença fora de validade e até em mau estado de conservação. Dois deles, eram piratas.

 

A ação, que estreou nesse carnaval, conta com 48 fiscais atuando em diversos pontos estratégicos, entre eles, o entorno dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, da rodoviária Novo Rio e do Pier Mauá, além de regiões de forte demanda pelo modal, como a Zona Oeste.




Serviços Serviços