Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura Bairro Educador da Vila Cruzeiro

Também foi lançada a pedra fundamental do primeiro EDI da região


10/12/2010 15:21:00


Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, inauguraram, durante a Prefeitura Itinerante desta sexta-feira, o Bairro Educador da Vila Cruzeiro no Ciep Gregório Bezerra e lançaram a pedra fundamental para a construção do primeiro EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) daquela região, no Morro da Fé, que beneficiará 200 crianças. Com investimento de R$ 4,1 milhões, a previsão é que as obras do EDI sejam concluídas no segundo semestre de 2011. Na ocasião, o prefeito anunciou a construção de mais seis creches no Complexo da Penha.


Durante as solenidades, Eduardo Paes afirmou que o mutirão de serviços que a prefeitura está realizando naquela região, através do projeto Prefeitura Itinerante, começa por aquilo que, segundo ele, é o mais importante: a educação das crianças.


Beth Santos- Estamos fazendo aqui aquilo que é papel da prefeitura nesse momento em que essa área importante da cidade passa por grande modificação. A prefeitura possui uma ótima rede de escolas do Ensino Fundamental aqui, mas a Educação Infantil ainda tem que melhorar. Por isso, vamos trazer para a região do Complexo da Penha mais seis creches – afirmou.


Ao seu lado, a secretária Cláudia Costin disse que a meta do Bairro Educador é fazer com que as crianças utilizem todo o potencial de seus bairros no processo de aprendizagem. O projeto Bairro Educador é uma das principais ações do programa Escolas do Amanhã, destinado a 151 unidades em áreas conflagradas da cidade. Em 2009, nesta mesma data, era lançado o Bairro Educador do Complexo do Alemão, o segundo implantado pela Secretaria Municipal de Educação na cidade.


O Bairro Educador da Vila Cruzeiro é formado por 11 unidades escolares.


- Trata-se de uma iniciativa do projeto Escolas do Amanhã que faz com que as crianças aprendam não só dentro da escola, mas através dos centros de saúde, igrejas e dos talentos locais. É um elemento criado para trazer paz e aprendizado, além de integrar um processo de articulação entre as escolas do mesmo bairro e dessas escolas com as comunidades - disse a secretária de Educação, completando que esse é o oitavo Bairro Educador da Cidade, reunindo várias Escolas do Amanhã.


Moradora do Morro da Fé há 25 anos, Maria José da Silva, de 56 anos, tem 11 netos e falou sobre a inauguração do novo espaço.


- Estou muito feliz com a construção da creche. É uma iniciativa muito importante para a região, porque as creches que existem aqui são um pouco distantes. Essa comunidade tem mais ou menos 5 mil moradores, que agora poderão trabalhar tranquilos porque saberão que seus filhos estão em uma creche segura.

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI)

 

O EDI do Morro da Fé contará com quatro berçários e quatro salas de atividades, além de secretaria, lactário, solário, sala de atendimento, pátio, brinquedoteca, parquinho, refeitório, despensa, cozinha, lavanderia, área de serviço, rouparia, hall, sala de reunião, sala de diretoria, fraldário, sala de amamentação e depósito. O local também será construído para atender as normas de acessibilidade, com rampas e ambientes amplos para as pessoas com mobilidade reduzida.


Os EDIs seguem os preceitos do modelo de atendimento à primeira infância, que integra creche e pré-escola, num espaço público altamente capacitado para as mães deixarem seus filhos enquanto trabalham. Os EDIs promovem ainda a inserção da criança nos modelos básicos educacionais.


Até o final de 2012, a previsão é de que 78 novos EDIs estejam em funcionamento na cidade.

 

Texto: Juliana Romar
 




Serviços Serviços