COLEÇÕES PARTICULARES: INSTRUMENTOS DE PESQUISA


O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem desenvolvendo, desde  2006, e pela primeira vez nos seus mais de 120 anos de existência, o  controle de seu acervo. Neste contexto, busca também aumentar o acesso  online tanto aos  instrumentos de pesquisa, como aos documentos  custodiados.
 

Tais medidas facilitam a consulta ao acervo pelo pesquisador e  permitem o mapeamento da documentação – em todos os suportes –  existente em seus depósitos, organizando-a de acordo com sua  procedência, pública e/ou privada.
 

As Coleções Particulares são arquivos provenientes de doações realizadas pelo titular ou não, ao AGCRJ. Compreendem muitas vezes não  só acumulada mas também produzida por essas pessoas, constituindo  assim um fundo arquivístico. O termo "coleção particular" é mantido por conta da memória do trabalho realizado na instituição, e foi utilizado por muito tempo para diferenciar a forma de entrada do acervo na instituição.
 

O Arquivo Virtual, base de dados do AGCRJ, tendo a função de um  instrumento de pesquisa via web, reúne e dá acesso a coleções e fundos  custodiados pela instituição, além de disponibilizar a documentação já  descrita e digitalizada. Acesse o Arquivo Virtual no site do AGCRJ.
 

Alberto Lima (pdf)

 

Carlos Lacerda (acumulada por Walter Couto) (pdf)

 

Carneiro Leão (pdf)

 

Chagas Freitas (pdf)

 

Ely Azeredo (pdf)

 

Evaldo Campos (pdf)

 

Ferreira da Rosa (pdf)

 

Francisco Duarte (pdf)

 

Gastão Lamounier (pdf)

 

Haroldo Barbosa (pdf)

 

Lucílio Albuquerque (pdf)

 

Manoel Maurício Albuquerque (pdf)

 

Oliveira Reis (pdf)

 

Pedro Lima

 

Pereira Passos (pdf)

 

Raul Cardoso (pdf)

 

Restier Gonçalves (pdf)

 

Saldanha Marinho (pdf)

 

Samuel Malamud (pdf)

 

Veiga Cabral (pdf)

 

Werneck da Silva (pdf)

 

Zulmira Feital (pdf)