Tuberculose
A Gerência de Área Técnica das Doenças Pulmonares Prevalentes é responsável pelas pneumopatias de interesse sanitário, em destaque a tuberculose, a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Sua missão é planejar, regular e fomentar as ações referentes à promoção, prevenção, assistência e vigilância dos usuários da Rede SUS. O controle da tuberculose é baseado na busca ativa de casos, diagnóstico precoce (e adequado), tratamento supervisionado até a cura, avaliação dos contatos e tratamento da tuberculose latente (ILTB) com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão e evitar novos adoecimentos.
As prioridades do programa são implementar as recomendações nacionais para o controle da tuberculose, apoiando as unidades de saúde e coordenações de áreas na supervisão e qualificação das ações de prevenção, diagnóstico, assistência e vigilância, visando o controle da doença; qualificar os profissionais para prevenção, diagnóstico, vigilância e acompanhamento dos casos de asma; adquirir e distribuir medicamentos e insumos; e prevenir, diagnosticar e acompanhar casos de DPOC.
Serviços
• Rede laboratorial: Baciloscopia, Xpert MTB/ Rif, cultura, TSA e identificação em parceria com a Lacen, Fiocruz e UFRJ;
• Unidades básicas: acompanhamento de casos de tuberculose (com tratamento supervisionado), asma e DPOC;
• Referências secundárias: apoio a atenção básica e acompanhamento dos casos especiais de tuberculose, asma, DPOC e outros agravos;
• Referência terciária: acompanhamento de casos de tuberculose com resistência a drogas (TBDR);
• Hospitais: internação e procedimentos diagnósticos em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, UERJ e UFRJ.
Saiba mais sobre a doença: prevenção e tratamento.
Gerente: