Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, instituído por decreto presidencial Nº. 6.286 de 5 de dezembro de 2007.
O programa tem como principal objetivo proporcionar às comunidades escolares a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.
No município do Rio de Janeiro, o programa denomina-se PSE Carioca, a partir da resolução conjunta SEGOV/SMS/SME/SMDS Nº 01 de 06 de fevereiro de 2015.
Constituído a partir das Diretrizes do PSE Nacional, apresenta como peculiaridade a participação efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS, reforçando a importância da intergração entre as políticas de Saúde, Educação e Assistência.
Apresenta como peculiaridade a participação efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SMASDH, sob a orientação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Secretaria Municipal da Casa Civil (CVL), reforçando a importância da integração entre as políticas de Saúde, Educação e Assistência.
O Programa Saúde na Escola tem o objetivo de integrar as redes do Sistema de Educação Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, com contínua e sustentada articulação entre as unidades escolares e as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) e os Centros de Assistência Social. Com ações dirigidas para o cuidado em saúde dos educandos e buscando a garantia dos seus direitos, o Programa visa melhorar a qualidade de vida, o ambiente psicossocial e a qualificação como cidadão carioca.
AÇÕES:
1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em
eliminações;
7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da situação vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável
e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis
sinais de alteração.
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis
sinais de alteração.
13. Prevenção à Covid-19 nas escolas.
Responsável pela área:
Coordenadora - Dilma Cupti de Medeiros
telefone: 2293-4956
Contato: pse.gti@gmail.com