Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento

A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento está localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova. No local são prestados serviços ao contribuinte referentes às áreas de IPTU, ISS, ITBI, Nota Carioca e Tesouro Municipal.

 

Além do atendimento presencial, a Prefeitura coloca a disposição do contribuinte a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 para os moradores da cidade. Já aqueles que estejam fora do Estado do Rio devem ligar para o telefone (21) 3460-1746.

 

AVISO: O atendimento nos SACs é realizado somente com agendamento prévio no Portal Carioca Digital (www.carioca.rio).

O desbloqueio da Nota Carioca nos SACs, mediante agendamento prévio, será realizado até o dia 25/06/2021. Após essa data, o atendimento ocorrerá somente no posto do CASS, na Cidade Nova, mediante agendamento no Carioca Digital. Clique na opção "Nota Carioca", logo abaixo, e saiba mais.

 

 


 

Nota Carioca (Desbloqueio de senha web)

 

 


Procedimento de Desbloqueio de Senha Web por E-mail com Validação Biométrica– EXCLUSIVO para Pessoas Físicas, MEI e Sócios de Pessoas Jurídicas (até 180 dias de alvará) que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

 

ATENÇÃO: Esse procedimento deve ser realizado SOMENTE após obtenção do alvará com a respectiva Inscrição Municipal e cadastramento de senha no sistema da Nota Carioca. MEI deve cadastrar senha web como PESSOA JURÍDICA.

 

1- Instalar o aplicativo Biovalid no celular. Disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Android (Google Play) e IOS (App Store);
2- Enviar e-mail, cujo assunto deve ser " Biometria" seguido do nº do CPF, com pontos e traço (pessoa física, MEI e sócio de pessoa jurídica) e do nº do CNPJ (MEI e pessoa jurídica), para senhaweb@smf.rio.rj.gov.br com o Formulário de Solicitação de Desbloqueio de Senha Web assinado (não precisa reconhecer firma e é obrigatório que seja o próprio interessado, não pode ser procurador) e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (se for o caso de MEI) anexados - os documentos podem ser enviados em formato PDF ou JPG/PNG. NÃO anexar o contrato social de pessoa jurídica, o sistema verifica se o CPF é sócio do CNPJ;
3- Em resposta ao e-mail, enviaremos um link que, ao ser aberto, irá gerar um QR Code e um PIN;
4- Em um ambiente bem iluminado, abra o aplicativo Biovalid em seu celular, escaneie o QR Code OU digite o PIN que será exibido ao clicar no botão "SOLICITAR TOKEN";
5- Realize a validação biométrica seguindo as instruções do aplicativo;
6- Tendo sucesso na validação biométrica, volte na tela do link aberto e clique em "Concluir";
7- Responda o e-mail informando a finalização do procedimento.
8- Caso a validação biométrica não seja bem sucedida, a senha web terá que ser desbloqueada de forma presencial mediante agendamento, de acordo com as orientações abaixo.

Os e-mails enviados durante os fins de semana, feriados e pontos facultativos municipais serão respondidos no dia útil seguinte.

 

Desbloqueio da senha web presencial - EXCLUSIVO para quem não consegue por e-mail / biometria

 

O desbloqueio de senha web da Nota Carioca, para pessoas físicas que não possuem CNH e jurídicas (inclusive MEI que não possui CNH), está disponível no Posto de Atendimento localizado na sede da Prefeitura (CASS - Rua Afonso Cavalcanti, 455, Prédio Anexo, Cidade Nova) mediante prévio agendamento no Portal Carioca Digital (http://www.carioca.rio). Os horários disponíveis para agendamento deste serviço no Portal Carioca Digital estão compreendidos entre:


- segunda a sexta-feira, das 09h às 16h00;


Após o login no Carioca Digital, pesquise "Agendamento ISS e Taxas", clique em "Quero Agendar", selecione o Tema "ISS/TaxasP - Imposto Sobre Serviços - Gerência de Cobrança e Cartórios Gerências CIS-1 a CIS-5- ATENDIMENTO PRESENCIAL" e escolha a opção "Desbloqueio Senha Web - Exclusivo para quem não conseguiu por email/biometria". Confirme o agendamento e siga as instruções contidas no protocolo.

Serviços Serviços