Saúde faz campanha de prevenção ao tabagismo

09/10/2018 09:38:00


Para marcar o Dia da Conscientização da Criança e do Adolescente quanto ao Risco do Tabagismo, comemorado nesta quinta-feira, 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu com a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde) uma campanha para alertar o público infanto-juvenil sobre as táticas sofisticadas da indústria do tabaco em criar produtos e promovê-los com o objetivo de atrair jovens e novos fumantes.

 

As ações fazem parte da Parceria por Cidades Saudáveis, uma rede global de cidades comprometidas com a redução de doenças crônicas não transmissíveis, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, Vital Strategies e ACT Promoção da Saúde.

 

O Dia da Conscientização da Criança e do Adolescente quanto ao Risco do Tabagismo foi instituído pela Lei Municipal 5.577/2013, a data - 11 de outubro - é uma oportunidade para que profissionais de educação, saúde e sociedade em geral possam informar e proteger as novas gerações sobre um produto que traz dependência e é extremamente prejudicial à vida de fumantes e dos que convivem com ele: o tabaco.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes experimentam o cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos. A idade média de experimentação do cigarro é aos 16 anos e acontece principalmente quando pais ou modelos de comportamento fumam. Para alertar os pais, as crianças e os adolescentes sobre os riscos do fumo para os pequenos, a SMS realiza este mês ações de orientação e prevenção.

 

A proposta do programa de Controle do Tabagismo é realizar trabalhos de prevenção e promoção de saúde durante o mês de outubro, para que crianças e adolescentes façam escolhas seguras no que se refere aos cuidados com o próprio corpo e com o meio ambiente, construindo uma sociedade mais consciente e cidadãos mais saudáveis.

 

Em 2000, a propaganda de cigarros foi proibida nos meios de comunicação e as empresas de tabaco desenvolveram diversas estratégias para tornar os pontos de venda e as embalagens mais atraentes lembrando balas, chicletes e outros doces, para chamar a atenção de crianças e adolescentes. Por isso alguns países estão adotando as embalagens padronizadas e proibindo a exposição dos maços de cigarros nos pontos de venda, com o objetivo de torna-los menos atraentes e prevenir a expe-rimentação de cigarros por adolescentes.

 

Em maio deste ano, novas regras sobre ponto de venda foram adotadas pela Anvisa e incluem: proibição de qualquer recurso ou dispositivo visual, gráfico, sonoro, sensorial, de movimento ou de iluminação na apresentação de produtos derivados do tabaco, que somente podem estar expostos acompanhados das advertências sanitárias, das mensagem de proibição de venda a menores de idade e respectivas tabela de preço. Lembrando, é proibido dar brindes e amostras grátis de produtos de tabaco, venda casada, venda pela internet, venda de cigarro a varejo (unidade) e venda de cigarros eletrônicos. Além de ser crime vender cigarros os menores de idade.

 

A Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, desenvolveu material informativo sobre a legislação pertinente ao controle do tabagismo para ser distribuído no comércio varejista e poderá autuar qualquer estabelecimento que estiver em desacordo com a legislação federal e a resolução da Anvisa. A população pode buscar maiores informações e fazer denúncia por meio dos canais do 1746.

 

Confira as ações programadas:

 

Centro
 
Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau:
Dia 11/10 - 9h: Exibição de vídeos informativos e roda de conversa na Escola Municipal Calouste Gulbenkian.
 
 
Méier e bairros vizinhos
 
 
Centro Municipal de Saúde Dr. Eduardo Araujo Vilhena Leite:
Dia 11/10: Sala de espera na unidade e conscientização aos usuários sobre os riscos do tabaco na saúde da criança e do adolescente.
 
Centro Municipal de Saúde Tia Alice:
Dia 09/10: Escola Municipal Pareto e Escola Municipal José Veríssimo terão Programa Dentescola com cartazes e atividades dinâmicas para envolvimento das crianças e adolescentes.
Dia 11/10: Vila Olímpica da Mangueira terá exposição de material e orientações sobre tabagismo, principalmente com as crianças e adolescentes que fazem atividade dentro da vila.
 
 
Madureira e bairros vizinhos
 
 
Centro Municipal de Saúde Mário Olinto de Oliveira e Programa Saúde na Escola:
Dia 09/10: Atividades na Escola Municipal Senador Francisco Gallotti.
 
Centro Municipal de Saúde Alice de Toledo Tibiriçá:
Dia 11/10: Sala de espera e brincadeiras com as crianças alertando sobre os malefícios do fumo.
 
Centro Municipal de Saúde Professor Carlos Cruz Lima:
Dia 11/10: Escola Municipal Mendes Viana e o Programa Saúde na Escola farão roda de conversa com orientação e prevenção ao tabagismo, e demonstração da "garrafa que fuma", com adolescentes do 8° ano.
 
Centro Municipal de Saúde Nascimento Gurgel:
Dia 09/10: Escola Municipal Telemaco Gonçalves Maia, turmas do oitavo e nono ano no turno da tarde.
Dia 25/10: Escola Municipal Hilton Gama e Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, junto com grupo Saúde Carioca, com as turmas do oitavo e nono anos do turno da manhã.
 
 
Jacarepaguá e bairros vizinhos
 
 
Centro Municipal de Saúde Álvaro Ramos:
Dia 09/10 - 9h: Atividades na Escola Municipal Juliano Moreira.
Dia 11/10: No turno da manhã e da tarde: Serão feitas sala de espera e divulgações sobre o tema na unidade.
 
Centro Municipal de Saúde Jorge S. B. de Mello:
Dia 09/10 - Atividades com o grupo da unidade, colocar material educativo/informativo na unidade e na escola que trabalha junto com o Programa Saúde na Escola.
 
Clínica da Família Maicon Siqueira:
Dia 10/10 - 8h30: A Escola Municipal Finlândia terá roda de conversa com 55 turmas de adolescentes de 13 a 15 anos para conscientizar sobre os malefícios do cigarro.
 
Centro Municipal de Saúde Newton Bethlem:
Dia 09/10 - 9h: Conscientização do público alvo através de desenhos para colorir, imagens impressas e de acordo com a faixa etária presente, utilização de apresentações de power point, e mostrar que as crianças e adolescentes são a porta de entrada para as indústrias do tabaco conseguirem "clientes" por muitos anos.
 
Clínica da Família Maury Alves de Pinho:
Dia  11/10:  Escola  Municipal  Ítalo  Zappa  fará  palestras  educativas  e trabalhos de confecções de cartazes sobre o tema.
 
Clínica da Família Otto Alves de Carvalho:
As atividades sobre prevenção de tabagismo na infância vão ser feitas no Programa Saúde na Escola, pelas respectivas equipes, com suporte da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Dia 09/10 e 19/10 - Turno da tarde: CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima.
Dia 09/10 e 17/10 - Turno da manhã: Creche Municipal Rio Novo, Rio das Flores.
Dia 11/10 - Turno da manhã e 17/10 - Turno da tarde: EDI Ana Maria Niemeyer
Dia 17/10 - Turno da tarde: Escola Municipal Professora Marisa Vargas Menezes.
 
Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba:
Dia 11/10 - 9h: Atividades no Grupo de Tabagismo  com exibição do vídeo "Matemática", explorando os valores gastos com os maços de cigarro e o que poderia ser comprado. Durante o "Posso Ajudar" serão feitos escla-recimentos aos usuários presentes sobre os riscos e prejuízos do tabaco no dia-a-dia.
Dia /10: Atividades na Escola Municipal Helena Lopes que será utilizado o texto "Projetado para Viciar", enfatizando as explicações nele contidas sobre os produtos contidos no tabaco e seus malefícios.
 
Centro Municipal de Saúde Santa Maria:
Atividades na Escola Municipal Luís Camilo.
Dia 11/10: Roda de conversa sobre o tema, apresentação de vídeo e concurso de desenho. Os alunos de 9 a 12 anos irão fazer desenhos e mandar mensagens de apoio aos usuários que estão em tratamento para parar de fumar.
 
Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza:
Sala de espera na unidade abordando o tema sobre os malefícios do tabaco e nos grupos de manutenção, temas sobre a conscientização dos malefícios do tabaco na infância e juventude.
 
Escola Municipal Ulisses Guimarães:
Panfletagem e apresentação de vídeo informativo com educação em saúde, com enfermeiro agendando posteriormente o dia da ação através de contato com a diretoria da escola.
 
 
Campo Grande e bairros vizinhos
 
 
Clínica da Família Valdecir Salustiano Cardozo:
Dia 11/10 - Atividade educativa na Escola Alfredo Flores, no território da Equipe Cantagalo, com participação de profissionais do NASF, para cons-cientização dos adolescentes e para os usuários na unidade.
 
Clínica da Família Valdecir Salustiano Cardozo:
Dia 11/10 - Atividade educativa na Escola Alfredo Flores, no território da Equipe Cantagalo, com participação de profissionais do NASF, para conscientização dos adolescentes e para os usuários na unidade.
 
Clínica da Família Isabela Severo:
Ações nas escolas do território com uso de macro modelo, indicando as substâncias existentes no cigarro e os malefícios do tabagismo.
 
Centro Municipal de Saúde Mário Rodrigues Cid:
11/10 - Palestras diárias serão realizadas por todas as equipes, com sala de espera e distribuição de panfletos educativos.



Serviços Serviços