Mamaço marca o Dia Mundial da Doação de Leite Humano na maternidade Leila Diniz

22/05/2018 10:29:00


A Maternidade Leila Diniz promove nesta terça-feira, dia 22, às 14h, um mamaço com as puérperas da unidade. A ação marca o Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19 de maio) e é uma oportunidade para promover rodas de conversa sobre o assunto e estimular a amamentação e a doação de leite materno. Durante a ação, também serão montados pontos de arrecadação de frascos de vidro para os bancos de leite humano.

 

A amamentação é de extrema importância nos primeiros meses de vida do bebê. Porém, muitas crianças não conseguem se alimentar diretamente no seio materno ou as mães não têm leite suficiente. Para garantir a alimentação dos bebês internados nas maternidades municipais, os bancos de leite humano (BLH) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são centros especializados, responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e se abastecem a partir de doações de pacientes ou voluntárias externas, todas mulheres saudáveis com excesso de leite. O leite humano doado passa por um processo de pasteurização e todo controle de qualidade para ser utilizado pelos bebês internados nas unidades neonatais.

 

Além de ser o alimento ideal para os recém-nascidos, o leite humano promove a saúde da criança e reduz o risco de diarreia, asma, otite e pneumonia. A utilização do leite da própria mãe ordenhado ou de banco de leite aumenta as chances de recuperação de bebês prematuros ou doentes, e que apresentam dificuldades para mamar no peito materno nos primeiros dias de vida.




Serviços Serviços