Arquivo pessoal de Nise da Silveira é declarado Patrimônio Documental da Humanidade pela Unesco

21/11/2017 10:06:00


O Arquivo Pessoal de Nise da Silveira foi um dos três acervos brasileiros escolhidos este ano como Patrimônio Documental da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O título é o equivalente, para acervos arquivísticos e bibliográficos, ao Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e tem por objetivo garantir sua preservação e o acesso da população ao bem.

 

O acervo de Nise da Silveira encontra-se no Museu da Imagem do Inconsciente, que faz parte do complexo do Instituto Municipal Nise da Silveira. O hoje instituto foi o hospício onde a psiquiatra trabalhou e deu início ao tratamento dos pacientes usando a arte como terapia ocupacional e expressão de seus sentimentos. Fazem parte do arquivo os documentos, anotações, cartas, diários e quadros dos pacientes da psiquiatra alagoana que viveu e trabalhou no Rio de Janeiro.

 

O título de Patrimônio Documental da Humanidade é conferido pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoW). O programa procura desenvolver produtos com base em acervos desse patrimônio documental e torná-los disponíveis para ampla distribuição, garantindo que os originais sejam mantidos nas melhores condições possíveis de conservação e segurança.

 

Memória do Mundo é a memória coletiva e documentada dos povos do mundo que, por sua vez, representa a maior parte do patrimônio cultural mundial. Traça a evolução do pensamento, de descobertas e conquistas da sociedade humana. É o legado do passado para o presente e futuro da comunidade global. No Brasil, o Comitê Nacional da Memória do Mundo foi criado no âmbito do Ministério da Cultura pela portaria MinC n. 259, de 2/9/2004, para auxiliar na preservação e gestão do Patrimônio e no encaminhamento das propostas de novos postulantes.

 

A indicação do Arquivo Pessoal de Nise da Silveira a Patrimônio Documental da Humanidade foi proposta pela Sociedade de Amigos do Museu do Inconsciente. A seleção dos acervos aconteceu no final de outubro, pelo International Advisory Committee, composto por 14 especialistas, que examinou e avaliou as candidaturas propostas por países do mundo todo, após o processo de dois anos do ciclo de nominações 2016-2017. Ao todo foram selecionados 78 novas nominações para serem incluídas no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO como Patrimônio Documental da Humanidade.

 

Além do Arquivo Pessoal de Nise da Silveira, os outros dois acervos brasileiros selecionados foram a Coleção Educador Paulo Freire, proposta por Ana Maria Araújo Freire e pelo Instituto Paulo Freire; e Antônio Carlos Gomes: compositor de dois mundos, proposta por Arquivo Nacional, Escola de Música da UFRJ, Fundação Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Museo Teatrale alla Scala (Itália), Museu Carlos Gomes do Centro de Ciências, Letras e Artes, Museu Histórico Nacional, Museu Imperial e Museu da Universidade Federal do Pará.




Serviços Serviços