Secretaria Municipal de Habitação - SMH

Equipe Técnica

 
Secretário Municipal de Habitação - NILTON CALDEIRA
 
Tijucano, botafoguense e apaixonado pelo Rio, Nilton Caldeira é o atual vice-prefeito e secretário municipal de Habitação. Formado em Administração, é filiado ao Partido Liberal, do qual é um dos fundadores. Tem extensa experiência na gestão pública, tendo atuado como subsecretário na própria Secretaria de Habitação, como também nas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social, além de acumular passagem pela Secretaria de Relações Institucionais, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), como adjunto da Presidência, e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), como superintendente. Caldeira também foi membro efetivo do Conselho Municipal de Política Urbana e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos, além de gestor da Feira de São Cristóvão. No município de Nilópolis, desempenhou a função de secretário de Meio Ambiente por quatro anos. 
 
Nos cargos atuais, Nilton Caldeira tem por objetivo aplicar toda sua expertise e amor pelo Rio em prol do cidadão carioca e de uma cidade ainda mais próspera e maravilhosa.
 
 
 
Chefe de Gabinete - JOAQUIM AMARAL
 
Advogado, graduado em 1977 pela Universidade Brasileira de Ciências Jurídicas, Joaquim do Amaral é Chefe de Gabinete da SMH. Tem extensa experiência na área pública, tendo atuado também em diversas funções na iniciativa privada. Dos anos 90 até os dias atuais, Joaquim passou pela Secretaria Municipal de Saúde, na função de Chefe da Assessoria Jurídica; pela Procuradoria Geral do Município do Rio, atuando como Assessor-Chefe da 9ª Procuradoria Setorial;  Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, como assessor da Subsecretaria de Infraestrutura; Instituto Vital Brazil, como assessor especial da Presidência; Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, como coordenador de Infraestrutura; Companhia Docas do Rio de Janeiro, como Superintendente de Administração, e mais recentemente pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), nas funções de superintendente, coordenador executivo e assessor. Joaquim também tem atuação jurídica nas áreas administrativa, cível e trabalhista.
 
 
Assessora Técnica - FERNANDA DELMONTE 
 
Arquiteta e urbanista, Fernanda Delmonte é assessora técnica da Secretaria Municipal de Habitação. A paixão pela cidade surgiu já na faculdade, nas aulas de urbanismo. Além de ter especialização em gestão do meio ambiente, Fernanda é mestre em Urbanismo pelo PROURB-FAU-UFRJ (2016) e doutoranda em Urbanismo pela Universidade de Lisboa. Sua trajetória profissional na iniciativa privada sempre foi articulada com o desenvolvimento acadêmico na área das políticas urbanas. Trabalhou com metodologias participativas em intervenções urbanas mesmo antes de se aventurar pelas políticas públicas. Fernanda já havia passado pela SMH nos anos de 2017 e 2018, gerenciando os Postos de Orientação Urbanística e Social (POUSOs). Desde 2008, desenvolve projetos e presta consultoria na área de revitalização de cidades pela empresa Rever Urbano Arquitetura, Urbanismo e Cultura Ltda, onde é sócia-diretora. No biênio 2006/2007 foi vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (Departamento de Minas Gerais).
 
 
 
Subsecretária de Habitação - MARCELA ABLA
 
Arquiteta e urbanista, Marcela Abla é Subsecretária de Habitação da SMH. Graduada pela PUC-Rio (2007), Abla é Investigadora Colaboradora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), com sede na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Doutora em Urbanismo pelo (PROURB-FAU/UFRJ, 2017), Mestre pelo Máster Laboratório de la Vivienda del Siglo XXI (ETSAB /UPC, 2011) e pelo Máster Arquitectura y Sostenibilidad: Herramientas de Diseño y Técnicas de Control Medio Ambiental (ETSAB /UPC, 2009). Também acumula experiência como vice-presidente da Região Sudeste do Instituto de Arquitetos do Brasil, co-Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Departamento do Rio de Janeiro, conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (2015-2018) e coordenadora de Urbanismo da Subsecretaria Executiva de Estado das Cidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2019-2021).
 
Na Prefeitura do Rio, já foi assessora técnica na Subsecretaria de Habitação (2017-2018), colaborando com a equipe da Coordenadoria de Projetos e da Coordenadoria de Regularização Urbanística e Fundiária. Em sua passagem pela Secretaria de Urbanismo (2018-2019), colaborou para o acompanhamento e revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro, integrando a equipe da Gerência de Macroplanejamento. Também foi membro da equipe vencedora do Concurso Morar Carioca (2010).
 
Marcela foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio em Projeto de Revitalização e de Reutilização do Espaço (2017) e de Projeto de Habitação Coletiva (2013). Teve trabalhos premiados no Concurso Barcelona Social Housing - BSH - (2018) e no Concurso Arquiteto do Amanhã promovido pelo IAB-RJ e pelo Prêmio Firjan em Concurso de Projeto Sustentável (2007), com seu trabalho final de Graduação em Arquitetura (PUC-Rio) - Sistema Construtivo de Madeira.
 
 
 
Subsecretário de Regularização - RENALDO BUSSIÈRE
 
Renaldo Bussière é o atual Subsecretário de Regularização Fundiária e Urbanística da SMH. Graduado em Direito em 1981, pela Universidade Gama Filho, tem especialização em Direito Notarial e Registral (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ). Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou cargos importantes, como a presidência do Colégio Notarial do Brasil (Seção Rio de Janeiro), presidência do Instituto de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro (IRTDPJ-BR), e, mais recentemente, a presidência da Associação dos Notários e Registradores do Rio de Janeiro (ANOREG/RJ), nos biênios 2011/2012 e 2017/2018, e reeleito para o período de 2019/2021. Também foi professor orientador da Universidade Católica de Petrópolis no Núcleo de Prática Jurídica na Atividade de Registro de Imóveis. Nos últimos 20 anos, atuou como tabelião/oficial do 2º Ofício de Protesto da Cidade de Petrópolis e como tabelião/oficial do 6º Ofício de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas da cidade de Petrópolis.
 
Reconhecido como Notário Destaque do Estado do Rio de Janeiro, com honraria concedida pelo Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (2015), Renaldo também palestrou sobre temas como "Aspectos relevantes do registro de imóveis" e "Regularização Fundiária no Brasil", no evento Jornada de Negócios Imobiliários (RJ), e "Tendências das atividades notariais e registrais", no Fórum Permanente de Direito Notarial e Registral (RJ).
 
 
 
Subsecretária de Gestão - FERNANDA OJEDA
 
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1996, Fernanda Ojeda é Subsecretária de Gestão da SMH. Servidora da Prefeitura do Rio há quase 30 anos, concursada como Agente de Administração, reúne experiência e competências profissionais para a área administrativa, com destaque para regulamentação em geral licitações públicas, tendo atuado em certames importantes da Administração municipal. Seu órgão de origem é a Secretaria Municipal de Transportes – SMTR, onde foi Assessora do Gabinete, Coordenadora de Regulamentação e Infrações Viárias, Pregoeira, Membro da Comissão Permanente de Licitação e de Comissões Especiais de Licitação, Subsecretária de Gestão e Assessora da Subsecretaria de Transportes. Também teve passagem pela Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro - PGM, órgão em que ocupou o cargo de Assistente Jurídico e, ainda, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEOP, nas funções de Assessora Especial da Subsecretaria de Gestão, Gerente de Licitação e Administração de Contratos e Convênios, Pregoeira e Membro da Comissão Permanente de Licitação.
 
 
 
Coordenador de Intervenções de Urbanização Integrada - MARCELO DINIZ
 
Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ em 1998 e formado em Logística Empresarial e Gestão de Suprimentos pela UERJ em 2007, Marcelo Diniz é Coordenador de Intervenções de Urbanização Integrada da SMH. Com sólida carreira na área de logística, transportes, comercial, gestão pública, e gerenciamento e gestão de regularização fundiária, já atuou em grandes instituições, como o INEA, no cargo de analista ambiental; Philip Morris Brasil, como coordenador de distribuição; e Transportadora Americana, como supervisor de operações. Desde 2018, Marcelo atua na Secretaria Municipal de Habitação, tendo desempenhado a função de gerente dos Postos de Orientação Urbanística e Social (POUSOs), coordenando equipe técnica formada por engenheiros e arquitetos na execução de serviços voltados para a regularização fundiária e urbanística, visando promover melhorias habitacionais em Áreas de Especial Interesse Social (AEIS) da cidade. Em 2021, atuou durante 4 meses como coordenador de Regularização Urbanística e Fundiária da secretaria.
 
 
Coordenador de Projetos - FLÁVIO TEIXEIRA
 
Arquiteto e Urbanista, Flávio Teixeira é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e integrante do quadro permanente da Prefeitura do Rio desde 2013. É Mestre em Projetos Urbanos pela Universidade Politécnica da Catalunya, em Barcelona (2005), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do PROURB – Programa de Pós-graduação em Urbanismo – vinculado à Faculdade de Arquitetura; é pós-graduado em "Sustentabilidade no Projeto" pela PUC-RJ (2008) e Master Profissional em "Design de Espaços" pelo IED-RJ (2019). Com experiência em Gestão Pública, atuou como Subsecretário de Urbanismo e Habitação em Nova Iguaçu (2005-2009), liderando a revisão do Plano Diretor e do Plano Municipal de Habitação; como Gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (2010-2016), atuando em projetos como o Morar Carioca (Urbanização de Assentamentos Precários - PROAP) e o Morar Carioca Verde, experiência de habitação popular com certificação (Selo Verde) premiada pela Caixa Econômica Federal como "Melhores práticas em Gestão Local" (2013); e como Coordenador de Projetos e Obras da Secretaria Municipal de Cultura (2017-2021), em projetos de manutenção e planejamento dos Equipamentos Culturais da Cidade. Também é integrante da CTAA – Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação – do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã.
 
 
 
Coordenadora de Fomento à Produção Habitacional - ADRIANA LIMA
 
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Silva e Souza, em 1999, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2011, Adriana Lima é Coordenadora de Fomento à Produção Habitacional da SMH. Servidora da Prefeitura do Rio desde 2004, concursada como Arquiteta, tem seu órgão de origem a própria Secretaria Municipal de Habitação, onde se encontra até hoje. Na SMH, também atuou como Assessora do Coordenador de Obras, Assessora do Gabinete e Gerente de Fomento à Produção Habitacional. Antes de sua atuação na Prefeitura, trabalhou com Habitação de Interesse Social na empresa Casarano Edificações Ltda por 13 anos e com arquitetura promocional na Certame Eventos Promocionais Ltda. 
 
 
Coordenador de Ações Sócio-Habitacionais - JEREMIAS SANTOS
 
Graduado em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett, em 2013 e pós-graduando em Liderança e Gestão Pública pela Universidade Internacional (UNINTER), Jeremias Santos é Coordenador de Ações Sócio-Habitacionais da SMH. Com competência profissional na área social e reconhecido na articulação política, a partir de 2015 começou a atuar na Secretaria Municipal de Habitação do Rio. Ainda como terceirizado, supervisionava o atendimento ao público e, pouco tempo depois, foi indicado para assumir a Gerência Técnico-social com foco nos mais de 30 mil beneficiários de empreendimentos de interesse social da cidade do Rio. Durante sua atuação em 2017, trabalhou para consolidar a entrega de mais de sete mil unidades habitacionais; instalou dezenas de Condomínios, além de ter atuado na gestão do Auxílio Habitacional Temporário (AHT) à época. Em 2018, Jeremias recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) a Moção de Louvor e Aplausos em reconhecimento à sua atuação no Grupo de Trabalho (GT) que fomentou e instituiu a Portaria 469 do então Ministério das Cidades, que trouxe solução definitiva, em todo o Brasil, para os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida que foram vítimas de ações criminosas.
 
 
 
Coordenador de Programas de Investimentos - MARCELO JABRE
 
Engenheiro civil formado pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduado em Engenharia Econômica e Financeira, Marcelo Jabre é coordenador de Planejamento e Programas de Investimento da SMH. O engenheiro já coordenou o setor nos anos de 2019 e 2020. Jabre também atuou como assessor de planejamento e monitoramento, além de presidente da Fundação Rio Águas (2019), e coordenador de Urbanização da SMH (2014/2015), onde gerenciou o programa Favela-Bairro.
 
Em 2018, recebeu o Prêmio Gestor Efetivo, por sua liderança inspiradora e atuação extraordinária na Rio Águas. A honraria é concedida anualmente pela Fundação João Goulart pelo trabalho de destaque com ações representativas para a sociedade.
 
 
Coordenador de Regularização Urbanística e Fundiária - BRUNO QUEIROZ
 
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Bruno Queiroz é Coordenador de Regularização Urbanística e Fundiária da SMH. Adquiriu experiência com atuação em diversos escritórios de arquitetura em temáticas variadas, incluindo a elaboração de projetos residenciais, corporativos, culturais, hoteleiros, restaurantes, centros esportivos, urbanização de empreendimentos privados, e intervenções urbanas na cidade de Nova Iguaçu e em comunidades do Rio de Janeiro. 
 
Servidor concursado desde 2008, está na Secretaria de Habitação desde então, tendo atuado inicialmente na Coordenadoria de Projetos, em fiscalização de contratos de projetos de urbanização e elaboração de projetos de creches, centro culturais, compatibilização dos projetos nas obras, entre outros. Trabalha desde 2014 na Regularização Urbanística e Fundiária, na elaboração de projetos de parcelamento do solo, georreferenciamento, gestão e fiscalização dos contratos do setor e, mais recentemente, foi Gerente dos POUSOs (Postos de Orientação Urbanística e Social), de 2019 a 2020.
 
 
 
Coordenador de POUSOs (Posto de Orientação Urbanística e Social) - AIRTON EVANGELISTA
 
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Viçosa no ano de 1987, José Airton Evangelista é o atual Coordenador de Postos de Orientação Urbanística e Social (POUSOs) da SMH. Com experiência em gerenciamento de produção de obras e orçamentos em Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Airton é concursado da Prefeitura do Rio desde 1995. Desde então, participou da fiscalização de obras do Programa Favela Bairro na Secretaria Municipal de Habitação; do gerenciamento dos trabalhos de orientação técnica e fiscalização de obras irregulares em comunidades da Zona Sul do Rio, e do licenciamento urbanístico de imóveis de comunidades cariocas, pela Secretaria Municipal de Urbanismo; e do licenciamento ambiental, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
 
 
Coordenadora de Recursos Humanos - DENISE NÓBREGA
 
Servidora da Prefeitura desde 1997, Denise Nóbrega é coordenadora de Recursos Humanos da SMH. Formada em Ciências da Computação e Gestão em Recursos Humanos, Denise atuou, ao longo de 24 anos, na então Secretaria de Obras, passando por setores diversos, como as coordenadorias de Conservação, Projetos e Departamento Pessoal. Atualmente, coloca em prática o conhecimento em sua área de especialização na Secretaria Municipal de Habitação.
 
 
 
Coordenador de Infraestrutura e Logística - ANDERSON ALMEIDA
 
Servidor público da Prefeitura do Rio desde 1998, Anderson Almeida é coordenador de Infraestrutura e Logística da SMH. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Castelo Branco (2004) e em Engenharia de Produção pela Unisuam (2012), Anderson já atuou na Secretaria de Educação, onde foi responsável pelos cadastros eletrônicos do antigo Sistema de Controle Acadêmico (SCA) e do Mapa da Merenda Escolar, e na Secretaria de Transportes, onde foi responsável pela qualidade de atendimento da unidade do Rio Poupa Tempo Bangu e, posteriormente, pela Gerência de Infraestrutura e Logística da pasta, desempenhando atividades complexas com habilidade. Com base na experiência adquirida nos últimos anos em sua área de atuação, Anderson assumiu nova posição de coordenador em 2021, desta vez, na Secretaria de Habitação.
 
 
 
Coordenador de Contratos, Convênios e Licitações - ALBERTO CARVALHO
 
Professor de Português e Literatura formado pela Universidade Estácio de Sá, Mestrado em História da Língua pela UERJ, formado também em Contabilidade pela UERJ, Alberto Costa de Carvalho, servidor municipal desde 1999, é Coordenador de Contratos e Convênios e Licitações da SMH. Atua com Licitações desde 2009 e é Pregoeiro Titular desde 2011 pela Empresa Municipal de Informática - IPLANRIO. Também passou pelas secretarias Municipais da Casa Civil e de Ordem Pública, onde também exerceu a função de Gerente de Contratos e Licitações.
 
 
 
Coordenadora de Análise, Acompanhamento e Liquidação de Despesa - BÁRBARA VILLANOVA
 
Técnica em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1981), Bárbara Villanova é Coordenadora de Análise, Acompanhamento e Liquidação de Despesa da SMH. Por 36 anos, atuou na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura nas áreas de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção e Pagamento, exercendo a função de gerenciamento na área de Preparo das Liquidações. Também teve passagem pela então Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, como gerente de Preparo de Liquidações e coordenadora de Controle de Contratos e Preparo de Liquidações.