Atendimento Virtual - IPTU
Em função da prevenção ao Coronavírus, a Secretaria Municipal de Fazenda criou canais de atendimento ao contribuinte, por meio de e-mails, para evitar o deslocamento dos cidadãos, conforme disposto nos Decretos 47247/2020, 47263/2020 e 47264/2020. Cada endereço eletrônico atende a uma gerência específica do IPTU. O canal pode ser utilizado para esclarecer eventuais dúvidas e consultar o andamento de processos eletrônicos. Importante destacar que o tamanho total dos arquivos anexados está limitado a 20 MB por mensagem. Para envio de documentos de até 300 MB (somente para os casos de abertura de processos e requerimentos), o contribuinte deve acessar o link: https://docreceiver.smf.rio.rj.gov.br/importasac.php
ATENÇÃO: Serão considerados apenas os e-mails enviados nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, de 9h às 16h.
Antes de enviar o e-mail, verifique se o serviço solicitado está disponível no site.
Serviços on-line do IPTU
- Guia IPTU 2020/2021
- Emissão de Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel
- Emissão de Certidão de Elementos Cadastrais
- Consulta a Pagamentos
- Consulta de Logradouros (Planta Genérica de Valores)
- Confirmação de Autenticidade de Certidão de Elementos Cadastrais
- Confirmação de Autenticidade da Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel
- IPTU - Emissão da 2ª via de boleto (DARM) do Pagamento Incentivado de 2020 ou de Parcelamento
SUBGERÊNCIAS DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO CONTRIBUINTE
Por meio dos e-mails abaixo relacionados pode ser obtido atendimento para dúvidas sobre:
- o cadastro do imóvel ou do contribuinte;
- o cálculo do imposto ou guia de cobrança;
- busca de inscrição imobiliária;
- alteração do nome do proprietário ou destinatário; e
- serviços de alegação ou transposição de pagamento (apropriação de pagamentos)
· Rio Sul Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_riosul@smf.rio.rj.gov.br
· Norte Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_norteshop@smf.rio.rj.gov.br
· Barra Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_barrashop@smf.rio.rj.gov.br
· Center Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_centershop@smf.rio.rj.gov.br
· West Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_westshop@smf.rio.rj.gov.br
ATENDIMENTOS PRESTADOS NO PLANTÃO FISCAL
Por meio do e-mail iptu_plantao@smf.rio.rj.gov.br será feito o atendimento somente para:
- dúvidas sobre o cadastro do imóvel ou do contribuinte, inclusive o cadastro territorial (correção de área e testada, remembramento e desmembramento), fatores de correção de terreno (acidentação, restrição legal e drenagem);
- dúvidas sobre a alteração de denominação de logradouros;
- dúvidas sobre o cálculo do imposto;
- dúvidas sobre a guia de cobrança de imóvel;
- dúvidas sobre certidões de histórico fiscal;
- dúvidas sobre a declaração de existência/inexistência de imóveis;
- busca de inscrição imobiliária;
- esclarecimentos sobre decisões exaradas pela Gerência de Fiscalização ou pela Gerência de Cadastro.
GERÊNCIA DE COBRANÇA E ACOMPANHAMENTO DA ARRECADAÇÃO
Por meio do e-mail: iptu_cip3@smf.rio.rj.gov.br será feito o atendimento para os serviços de:
- Emissão de boleto (DARM) para depósito ou pagamento;
- Alegação ou transposição de pagamento (apropriação de pagamentos);
- Restituição de indébito.
GERÊNCIA DE RECADASTRAMENTO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL (CIP-5)
Por meio do e-mail: iptu_cip5@smf.rio.rj.gov.br será feito o atendimento para esclarecimentos de alteração de titularidade, sobre a situação dos processos que se encontram localizados na CIP-5, conforme consta no SICOP, sobre imóveis que foram objeto de projetos de recadastramento, sobre cartas enviadas aos contribuintes decorrentes de processos abertos pela CIP-5 e também sobre decisões prolatadas em processos pela CIP-5.
REQUERIMENTOS E CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIAS
As aberturas de processos, certidões de histórico fiscal e declarações de existência / não existência de imóveis serão solicitadas, OBRIGATORIAMENTE, por meio da plataforma DOCRECEIVER, por onde deverão ser enviados os formulários, disponíveis na página do IPTU, e a documentação necessária, previamente preparada em arquivos PDF. As juntadas e cumprimento de exigências poderão ser efetuados diretamente aonde estiver tramitando o processo (CONSULTA A PROCESSO) ou pela plataforma.
ACESSO À PLATAFORMA DOCRECEIVER
1)Acessar o link https://docreceiver.smf.rio.rj.gov.br/importaiptu.php
2)Selecionar, na parte "Arquivo para", a opção desejada (abertura de processos, juntada de documentos, exigência processual, certidão de histórico fiscal e declaração de existência e não existência de imóveis);
3)Preencher com dados de CPF/CNPJ, inscrição imobiliária, número do pocesso, email e telefone para contato conforme o caso; e
4)Em "Arquivos", selecionar os arquivos e após clicar em "Importar".
IMPORTANTE
O não envio pelo procedimento acima descrito resultará no não acolhimento da documentação, sem que haja retorno do não recebimento ao solicitante.
Serviços
- Seja qual for a solicitação ou serviço, o 1746 pode te ajudar
- IPTU: Emissão de 2a via, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel, DARMs etc.
- Formulário de Alteração de Titularidade para entrega ao Registro de Imóveis
- ISS: Serviços on-line, Downloads e Emissão de DARMs
- Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios - CEPOM
- Acesse: simulação de valor, solicitação de guias e consultas de ITBI
- Licitações
- SICOP - Acompanhamento de Processos