Secretaria Municipal de Fazenda - SMF
Educação Fiscal


O que é?

 

A Educação Fiscal é um instrumento de conscientização sobre direitos e deveres fiscais do cidadão. Como tema transversal na educação, busca a sensibilização quanto à importância do papel dos tributos na sociedade e na economia, bem como quanto ao controle social dos gastos públicos. Trata-se de uma importante ferramenta na relação Estado-Cidadão.
 
 

Tome nota: dicas sobre Educação Fiscal

 

Semanalmente, a Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza pílulas de conhecimento sobre Educação Fiscal para servidores e cidadãos em geral. As dicas explicam de forma simples e didática a importância dos tributos para a sociedade e têm o objetivo de despertar uma consciência cidadã a respeito do tema. Entre os conhecimentos básicos abordados estão conceitos sobre orçamento público e a função social dos tributos, a destinação dos impostos e como esses recursos podem ser aplicados pelo poder público.
 
 
Clique na imagem ou aqui e saiba mais sobre Educação Fiscal.
 

 

Cursos de Educação Fiscal

 

Com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre Educação Fiscal, a SMF reúne uma lista de cursos gratuitos e on-line disponibilizados pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. O conteúdo será difundido entre os professores da rede municipal de ensino, mas também pode de ser acessado por qualquer cidadão.
 
Veja aqui a lista de cursos disponíveis e comece a estudar agora mesmo.

 

1º Seminário de Educação Fiscal

 

No dia 11 de dezembro, as Secretarias Municipais de Fazenda e de Educação realizaram o 1º Seminário de Educação Fiscal do Município. O evento teve como objetivo sensibilizar gestores sobre a importância do tema no contexto socioeconômico da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é também o primeiro passo para a implantação do Programa Municipal de Educação Fiscal, coordenado pela SMF em parceria com diversos órgãos públicos.
 
O material do evento está disponível nos links abaixo:
 
 



Serviços Serviços