Coordenadoria Regional de Educação do Centro recebe visita do secretário Ferreirinha

19/01/2021 18:43:00


A 1ª Coordenadoria Regional de Educação, no Centro do Rio, recebeu, nesta terça-feira (19/1), a visita do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha. A coordenadora Fátima Sueli apresentou as quatro principais demandas: o desafio pedagógico de retomar as aulas após meses de paralisação, necessidade de reformas em algumas escolas, carência de professores e áreas com muita procura por vagas. Na 1ª CRE, Ferreirinha também se reuniu com o Conselho Escola e Comunidade (CEC) da região e, em seguida, visitou o EDI Campos Salles e a Escola Municipal Tiradentes, ambas no Centro.

A 1ª CRE é responsável por 97 unidades escolares (sendo 48 escolas) e cerca de 28 mil alunos. A região abrange 15 bairros - os da região central da cidade, além de São Cristóvão, Rio Comprido e Ilha de Paquetá, na Zona Norte carioca.

- Nosso desafio pedagógico é muito grande. Vamos começar o ano letivo de 2021 com a missão de receber e acolher alunos e professores, que estão há meses em casa. Conversar sobre como será este acolhimento está sendo muito importante. Também levamos ao secretário a questão da infraestrutura das nossas unidades. Somos a região que mais tem escolas tombadas como patrimônio. Com isso, não fazemos só reformas, mas também reparos. Precisamos de muito apoio da SME - afirma a coordenadora Fátima Sueli.

Foi apresentado ao secretário a necessidade de convocar mais professores para a região, já que muitos se aposentaram no último ano ou se afastaram por motivos médicos. Na reunião com o Conselho Escola e Comunidade (CEC) da região, que aconteceu, no prédio da 1ª CRE, Ferreirinha respondeu perguntas sobre infraestrutura das unidades, começo do ano letivo em fevereiro e desenvolvimento de projetos educacionais.

- Essa foi uma visita muito especial. Ouvir a comunidade escolar é fundamental para o trabalho que estamos desenvolvendo. Vamos iniciar o ano letivo no mês que vem e, a cada dia que passa, entendemos mais sobre os anseios dos nossos alunos, responsáveis, professores e demais profissionais da Educação. Uma das nossas principais prioridades é acolher nossos estudantes e profissionais da melhor forma possível. O ano passado foi difícil. Acredito que com diálogo e muito trabalho faremos de 2021 um ano melhor - afirma Ferreirinha.

Esta foi a quinta regional a receber a visita do secretário. Do início do mês para cá, Ferreirinha já esteve na 3ª CRE, no Engenho Novo, na 9ª CRE, em Campo Grande, na 2ª CRE, na Lagoa, e na 10ª CRE, em Santa Cruz. O secretário irá visitar todas as regionais nas próximas semanas. 




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110