Confira a programação da 26ª edição do Paixão de Ler

 

De 17 de outubro a 11 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultual realiza a 26ª edição do Paixão de Ler, evento de incentivo a ações de livro, leitura e literatura. Desta vez, o evento acontece majoritariamente nas bibliotecas da SMC, e a entrada é gratuita.

 

Confira a programação*:

 

17 de OUTUBRO

 

SARAU BELA OESTE– Encontro com autores da Zona Oeste do Rio de Janeiro, propondo como tema falar das belezas e pontos positivos da Região mais populosa da cidade. Têm como foco reunir textos das mais variadas linguagens literárias para enaltecer a região onde nasceram grandes personalidades. Os autores, que começaram na Festa Literária da Zona Oeste, voltam a se reunir para falar bem, escrever e decantar a região onde vivem. Quarta-feira, 17/10, na abertura da 26ª Campanha Paixão de Ler, às 10h, na Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.

 

OFICINA DE QUADRINHOS MEU TERRITÓRIO – Oficina direcionada para crianças e jovens, com o objetivo de estimulá-los a criar desenhos e narrativas. Quarta-feira, 17/10, às 10h, no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180, Praça Seca.

 

QUE SE CHAMAVA CARNAVAL - Um debate sobre o samba no meio literário tendo como participantes os jornalistas Anderson Baltar e Fabio Fabato, e Luiz Antônio Simas, autores de livros sobre o tema, e grandes conhecedores do samba e seus espectros, em especial no que diz respeito ao Carnaval de escolas de samba do Rio de Janeiro. Quarta-feira, 17/10 às 15h. Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Rua Benedito Hipólito 125, Praça XI.

 

ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

EXPOSIÇÃO DE TELAS: pintura a óleo e acrílica - Exposição dos trabalhos dos alunos do Curso de Pintura em tela. Na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.

 

OFICINA DE RECREAÇÃO DE MEMÓRIA- Projeto pedagógico que visa mobilizar, através da leitura, o conhecimento e o bem estar, valorizando a autoestima do participante capacitando-o à motivação física-emocional-cognitiva ativando a saúde de sua memória. Quarta, 17/10, às 14h na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) – Rua Guapeni, 61.

 

OFICINA A MAGIA DE CONTAR HISTÓRIAS -Formação de Contadores de histórias - Tema Valor terapêutico das histórias. Quarta, 17/10, às 14h na Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo – Agripino Grieco – Rua 24 de maio, 1305.

 

EXPOSIÇÃO – PINTURA EM TELA:Personalidades do SambaDesde Tia Ciata até Martinho da Vila–objetiva preservar a história de personalidades para manter viva a cultura musical afro-brasileira na nossa sociedade e mobilizar escolas e moradores no entorno do centro cultural a valorizar a cultura afro-brasileira. Na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).


 

18 de OUTUBRO

 

O DIÁLOGO ENTRE TEXTO E ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS PARA CRIANÇAS- Mesa com os ilustradores Rui de Oliveira e Salmo Dansa, mediada pela escritora Flávia Côrtes. Uma conversa sobre: como nasce um livro ilustrado; sobre se as imagens de um livro infantil devem representar exatamente o que está descrito no texto ou o ilustrador, como artista que é, pode também dar asas à imaginação; sobre ilustrações que contam uma história diferente da que está no texto; qual a importância das imagens nos livros infantis e, afinal, para que servem as ilustrações. Quinta-feira, 18/10, às 10h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA EXPRESSÃO ALÉM DO DOM– Oficina  direcionada para o público adulto, cujo objetivo é entender algumas definições do que é e o que não é contação de histórias e encontrar um caminho de autoconhecimento que leve à sua forma de narrar, além de perceber através de atividades teóricas e práticas algumas informações importantes para o momento da narração. Quinta-feira, 18/10, às 14h, no Espaço de Leitura Abgar Renault – Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 251, Cidade Nova.

 

DIVERCIDADE TRILHAS CULTURAIS – O RIO DE JANEIRO QUE NOS IDENTIFICA LITERARIAMENTE - Um encontro de histórias, leituras e literaturas que na cidade do Rio de janeiro tiveram sua inspiração, identidade e produção. Com o escritor maranhense Manoel Herculano, Izabela de Jesus representando sua mãe, a atriz Chica Xavier e com Maria Inês, moradora de rua e que, como mulher negra, tem seu espaço na literatura e sua poesia escrita e falada. Mediação de Alexandra Silva. Quinta-feira, 18/10, às 14h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá - Rua Barão 1.180, Praça Seca (Jacarepaguá)

 

 

ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

CÍRCULO DE BIBLIOTERAPIA: UM ESPAÇO DE CUIDADO- Encontro para, a partir da leitura de textos literários - contos, poesias, literatura infantojuvenil, propiciar o contato com a imaginação e as emoções, produzindo um efeito terapêutico de bem estar, de estranhamentos e percepções, levando os participantes a uma reflexão sobre si mesmos e ao compartilhamento de suas dificuldades e alegrias, mobilizado pela afetividade. Público alvo: adultos. Quinta, 18/10, às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido). Rua Sampaio Viana, 357.

 

EXERCÍCIO PRÁTICO DE LIBERTAÇÃO DE HISTÓRIAS– Oficina de Expressões criativas que realizará um exercício lúdico e simples, mostrando que qualquer pessoa é criativa e criadora. Quinta-feira, 18/10, às 14h, na Biblioteca João do Rio ( Irajá) – Avenida Monsenhor Félix, 512.

 

PALESTRA AGENDA 2030: ODS, CIÊNCIAS E LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL -conceitos básicos de leitura e literacia digital; demonstração de appbooks e a interação possível do livro em papel e da ficção digital e estímulo aos participantes para que construam ações e contribuam no desenvolvimento da agenda 2030. Participação de Benita Prieto e Pedro Luiz Fernandes. Público: professores, educadores, bibliotecários, promotores de leitura e gestores da área de educação em parceria com a SME/RJ, Gerencia de Leitura e Audiovisual. Quinta, 18/10, às 14h, na Escola Municipal Alencastro Guimarães – Rua Tonelero, 2121 – Copacabana.

 

ENCONTRO DE POESIA -Encontro de poetas da comunidade para ler e interpretar suas próprias criações ou de outros autores - Quinta, 18/10, às 15h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.

 

 

19 DE OUTUBRO

 

CIRANDA DE HISTÓRIAS – Narração de histórias com uma sombrinha de frevo. Os participantes interagem anunciando a atividade: contos, adivinhas ou cantigas. Sexta-feira, 19/10 às 10h e às 13h. Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU, Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).

 

MEDIAÇÃO LITERÁRIA: TEXTOS E CONTEXTOS– Oficina de mediação de leitura destinada a adolescentes e adultos, que objetiva oferecer uma vivência sobre mediação de leitura e seus atravessamentos. Sexta-feira, 19/10, às 14h, na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga ( Campo Grande) – Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.

 

SARAU CULTURAL CONCERTO DE POESIA - Leitura de poemas por poetas contemporâneos, seguida de debate acerca do estilo, vida, obra e preferências de autores convidados. Grandes nomes da poesia contemporânea do Rio de Janeiro, Elias Fajardo, Susana Fuentes e Carlito Azevedo, reunidos em um evento que pretende retirar a poesia do livro e dar a ela o tratamento que sua linguagem merece. Vão  falar de suas obras, conversar com o público sobre o seu processo de criação e ler seus textos. Sexta feira, 19/10, às 15h. na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

JOSÉ CASTELLO E SÍLVIO BARSETTI: CRÔNICAS DO RIO REFLETINDO A IDENTIDADE LITERÁRIA NACIONAL- Encontro que reunirá dois grandes nomes da literatura brasileira atual, de forma presencial e virtual, para repensar a cidade do Rio como polo de cultura e literatura contemporânea. Debate sobre a importância da literatura carioca na identidade nacional, formação de novos leitores, o papel da crítica literária no cenário atual, a crônica como gênero literário da identidade carioca e a literatura em diversas mídias: jornal, livros e meios digitais. Sexta-feira, 19/10, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) - Rua Guapeni 61.

 

 

ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

UM MERGULHO NAS IDENTIDADES: CULTURA E A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE CULTURAS DIFERENCIADAS -Roda de leitura abordando a identidade cultural. Reflexão sobre como a nossa identidade cultural é influenciada pela etnia, história, idioma, nacionalidade – Sexta, 19/10, na Biblioteca Escolar Municipal do Grajaú – Clarice Lispector - Rua José Vicente, 55.

 

 

20 de OUTUBRO

 

VIAGEM AO MUNDO DO D. QUIXOTE OU VAMOS LER OS CLÁSSICOS?- Roda de Leitura onde, a partir da leitura de trechos da obra de Cervantes, o público será conduzido pelo leitor-guia à Espanha pós-medieval e ficará conhecendo mais e melhor a obra cervantina. Sábado, 20/10 às 10h e 13h. Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) Rua Monte Alegre, 306 (Centro Cultural Laurinda Santos Lobo).

 

 

21 de OUTUBRO

 

SANDUÍCHE DE LIVRO - Teatro recheado de literatura e música em formato de sanduíche. Tia Bisbilhoteca, a mediadora de leitura, é a personagem que vive bisbilhotando Espaços de Leitura para descobrir livros e transformá-los num novo "sanduíche de livro" a ser devorado pelo público infantil. É também uma mestre-cuca que ativa o desenvolvimento cognitivo infantil através de suas receitas fabulosas. Utiliza bonecos de luva, de vara, de manipulação direta, máscaras e outros objetos cênicos. Domingo, 21/10, às 14h e às 15h. no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá - Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

 

 

22  DE OUTUBRO

 

HISTÓRIAS DE BICHOS DO MATO - Contação de histórias populares ao som de viola caipira. Segunda-feira, 22/10, às 10h e às 14h, no Espaço de leitura Abgar Renault (Centro Administrativo São Sebastião – CASS) Rua Afonso Cavalcanti 455, sala 251, Cidade Nova (No prédio da Prefeitura).

 

SOCIEDADE SECRETA DOS TAMBORES BANTUS - Contação de história, mesclando ficção com a história afro decente no Brasil, que tem grande relevância no cenário do ativismo negro e na transmissão do conhecimento no contexto da estética da "griotagem" (interpretação e contação de história do povo africano). Segunda-feira, 22/10, às 10h e às 14h, no Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU, Praça do Lote 219 (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).

 

RODA DE CONVERSA: AFETIVIDADE NOS PROCESSOS CRIATIVOS DA LITERATURA - A escritora Janine Rodrigues aborda a importância da afetividade no processo criativo e o encontro com a ilustradora do livro, a artista plástica Luciana Nabuco. Ambas conversarão sobre a importância e necessidade de troca de olhares, de saberes não só sobre os gostos estéticos, dos sonhos e inspirações que motivaram a escrita e sobre a representação dos elementos simbólicos nas histórias. Segunda-feira, 22/10, às 14h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

 

23 DE OUTUBRO

 

LER, CONTAR E ENCANTAR COM HISTÓRIAS– Oficina de contação de histórias direcionada a adultos que tenham o interesse em refletir e promover a ação de contar histórias para crianças e bebês. Terça-feira, 23/10, às 10h. Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá -  Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

 

LIMA E JOÃO- Roda de leitura em que serão apresentadas as biografias resumidas dos escritores Lima Barreto e João do Rio e, em seguida, serão lidos contos dos autores, evidenciado as relações dos autores com as ruas do Rio de Janeiro, as conexões com a geografia da cidade e a apresentação de painel do cotidiano carioca do início do século XX, pelo olhar dos dois autores. Terça-feira, 23/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.

 

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: A CAPACITAÇÃO DE AGENTES PROMOTORES DE LEITURA ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS– Oficina direcionada a adolescentes e adultos, que, através de jogos teatrais e técnicas de contação de história será capacitado para ser mediador de leitura. Terça-feira, 23/10/2018, às 14h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito 125, Praça XI.

 

OFICINA LITERÁRIA (PROSA E VERSOS) COM O ESCRITOR LUÍS PIMENTEL –  Oficina destinada a escritores iniciantes ou candidatos a escritores – ou mesmo àqueles que desejam, apenas, adquirir uma boa formação sobre a prática literária e aumentar os seus conhecimentos sobre a literatura brasileira e universal, conhecendo a obra dos seus principais representantes. Terça-feira, 23/10 às 14h. Biblioteca Cecília Meireles ( Jacarepaguá) – Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).

 

RIO VASTO RIO: O ALARGAMENTO DO TERRITÓRIO DA CRÔNICA- Encontro literário com mesa de debates sobre a possibilidade de ampliação do território da crônica carioca na nova literatura; se existe um deslocamento de foco no território da crônica; passando de um Centro e Zona Sul idealizados por grandes autores e sobre qual o papel dos eventos literários no estabelecimento de uma cultura de território suficientemente pujante para fazer migrar tais saberes para a página dos livros. Com os escritores e jornalistas Marcelo Moutinho e Leonardo Bruno. Tradução em LIBRAS. Terça-feira, 23/10, às 14h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

 

24 DE OUTUBRO

 

CONTOS DE HUMOR–Apresentação de contação de histórias com o narrador Augusto Pessôa apresentando textos do escritor e dramaturgo Artur Azevedo para jovens e adultos (a partir dos 16 anos). Quarta-feira, 24/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.

 

AMARÉ– Contos do Mar - Contação de histórias que reúne três histórias do mar: a crônica "O Mar" de Rubem Braga, na qual um menino esquece a sua identidade ao crescer e esquecer da emoção de se encontrar pela primeira vez com o mar; o conto "A Pequena Sereia" de Hans Christian Andersen, e a canção "Suite dos Pescadores" de Dorival Caymmi, que mostra a realidade cultural de quem vive na beira no mar esperando que tudo ocorra bem. Quarta-feira, 24/10, às 10h e às 14h30, no Espaço de leitura Jorge Amado (Maré) Rua Ivanildo Alves, s/nº, Complexo da Maré (dentro da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna).

 

OFICINA ESCREVIVÊNCIA– Essa oficina tem como objetivo trabalhar o quanto é importante resgatar nossas memórias e escrever nossas histórias, para não se perderem no tempo. A oficina é direcionada para mulheres de 25 a 45 anos. Quarta-feira, 24/10, às 14h. Biblioteca José de Alencar ( Santa Teresa) – Rua Monte Alegre, 306.

 

ENCONTRO COM O ESCRITOR ALEXANDRE DE CASTRO GOMES- O escritor apresentará a sua obra e relatará suas experiências, com dicas do mercado literário e exemplos de ações realizadas em prol da disseminação da literatura. Quarta-feira, 24/10, às 14h, na Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) - Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).

 

 

25 DE OUTUBRO

 

TÁ NA HORA DA HISTÓRIA!- Sessões de contação de histórias infanto-juvenis e leituras dramatizadas com obras de autores que viveram pelas ruas e realidades do Rio de Janeiro, como Clarice Lispector, Rubem Fonseca e o poeta Manuel Bandeira. Quinta-feira, 25/10 às 10h e às 14h, no  Espaço de leitura Abgar Renault (Centro Administrativo São Sebastião – CASS) - Rua Afonso Cavalcanti 455, sala 251, Cidade Nova (No prédio da Prefeitura).

 

ESPELHO DA MEMÓRIA– Oficina destinada a adultos, que busca abordar o resgate de memórias e incentivar o prazer pela leitura, através das memórias contadas por cada participante. Quinta-feira, 25/10, às 10h. Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) – Rua Sampaio Viana, 357.

 

A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA- Bate-papo com a escritora Flávia Côrtes, sobre como nascem as histórias para seus livros, quais foram suas inspirações, de onde veio a ideia inicial, o que há de real e inventado em cada narrativa. Quinta-feira, 25/10 às 10h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. - Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

 

ENCONTRO COM EDNA BUENO: MARES E LEITURAS EDNA MARIA DE LOPES BUENO- Uma conversa sobre leitura a partir do livro "A Ingrid ver o mar" de Edna Bueno, e ilustrações de Suppa. Quinta-feira, 25/10 às 10h.  Espaço de leitura Jorge Amado (Maré) Rua Ivanildo Alves, s/nº, Complexo da Maré (dentro da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna).

 

ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

RODA DE CANTO E POESIA -Apresentação artística com apresentação de canções ou poemas, com a participação do público. Quinta, 25/10, às 13h30 na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.

 

CÍRCULO DE BIBLIOTERAPIA: UM ESPAÇO DE CUIDADO -Encontro para, a partir da leitura de textos literários - contos, poesias, literatura infantojuvenil, propiciar o contato com a imaginação e as emoções, produzindo um efeito terapêutico de bem estar, de estranhamentos e percepções, levando os participantes a uma reflexão sobre si mesmos e ao compartilhamento de suas dificuldades e alegrias, mobilizado pela afetividade. Público alvo: adolescentes (alunos de Escola Municipal). Quinta, 25/10, às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido). Rua Sampaio Viana, 357.

 

 

26 DE OUTUBRO

 

ESPETÁCULO BELEZA NEGRA– Contação com o tema da "união dos povos", um dos temas mais contemporâneos e reivindicados no sistema educacional mundial, combatendo a discriminação e conscientizando que o Brasil é um país multiétnico, ressaltando e homenageando as grandes personalidades negras da história nacional e mundial. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).

 

PEQUENINOS POVOS ORIGINAIS– Contação de  histórias da mitologia indígena da Tribo Bororo, e cantigas da Tribo Nukini. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h na  Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá)

 

DEDO DE PROSA- CONTOS PARA ADULTOS (E JOVENS) - Apresentação de contos populares que trazem reflexões sobre afeto, amor, coragem e confiança. As histórias selecionadas para essa apresentação são O Mascate de Swafham, na versão que se encontra no livro "Histórias de Encantamento" do autor Hugh Lupton, da editora Martins Fontes; O Leão Irritado, versão do livro "Contos e Lendas Orientais" de Malba Tahan, O rato medroso e o Pajé, que está no livro "As Fabulosas Fábulas de Iauaretê", de Kaká Werá, da Editora Peirópolis e o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, do livro homônimo de Mem Fox e Julie Vivas. Sexta-feira, 26/10, às 10h, na Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) - Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim) e no dia 06/11, terça-feira, às 10h, para o público da  Casa Emilien Lacay – Rede Cruzada, em parceria com a Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá)

 

BORDANDO A VIDA– Oficina de bordado e poesia destinada a pessoas de qualquer idade, cujo objetivo é bordar frases, versos e poemas do autor Machado de Assis, em juta, com materiais e linhas de chita. Os materiais de bordado serão levados pela ministrante, sem custos para os participantes. Sexta-feira, 26/10, às 15h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

LENDÁRIO POÉTICO DO CORDEL- Retira das páginas dos folhetos de autores consagrados e novos autores, poemas para serem interpretados teatralmente. Tem como proposta fundamental a integração de crianças e jovens com a POESIA DE CORDEL, ampliando o acesso ao universo literário motivado por ela e com isso construir uma relação diferenciada com a linguagem e, consequentemente, tornar-se leitor e autor de textos competentes. Sexta-feira, 26/10 às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.

 

 

27 DE OUTUBRO

 

O CORTIÇO. BRASIL SEC XIX A SEC XXI, UMA HISTÓRIA QUE AINDA NÃO PASSOU– Leitura dramatizada do texto adaptado do romance naturalista de Aloísio Azevedo. Sábado, 27/10 10h e às 14h. Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61,Tijuca.

ESCRIVIVÊNCIAS: ESCRITA CRIATIVA PARA PRODUÇÃO LITERÁRIA– Laboratório de escrita criativa, que objetiva trazer a tona memórias e experiências do cotidiano através da escrita literária. Sábado, 27/10, às 10h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

 

30 DE OUTUBRO

 

DR GRIOT – RECONTANDO A HISTÓRIA NARA BARCELLOS- Com intuito de promover a paz, o conhecimento ampliado, a paixão pela literatura e levar a cultura nacional para crianças, o projeto conta a nossa história através de mitos nacionais e contos africanos numa viagem ao tempo, estimulando a imaginação, a curiosidade e incitando as crianças a verem literatura como um instrumento para todo fim. Terça-feira, 30/10 às 10h e às 13h. Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).

 

A RELAÇÃO COM O RIO NA LITERATURA DE RUBENS FIGUEIREDO-Encontro com autor renomado, premiado e reconhecido a fim de estimular leitores e também jovens escritores, mediado pelo jornalista Rodolfo Abreu. Terça-feira, 30/10, às 14h, na  Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.

 

DO FUNDO DO POÇO À RECUPERAÇÃO- O Projeto da autora Laura Maffei consistirá em apresentar seu livro como instrumento de prevenção e tratamento da dependência química, elucidando dúvidas e fazendo a prevenção de forma eficaz e descontraída. A autora, dependente química em recuperação há 21 anos é pedagoga com vasta experiência em tratamento e prevenção na base escolar. A abordagem é despreconceituosa, informal e  elucidativa, levando o público a uma reflexão sobre o tema, suas consequências e a importância de sua participação como multiplicador de prevenção na sociedade. Terça-feira, 30/10, às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.

 

ENCONTRO DE GENTILEZAS-Traz a proposta de integrar a literatura com a promoção de gentilezas no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, que vem sofrendo visceralmente com a violência urbana. Apresenta o jovem escritor Abhay Zukoski, autor do livro GENTILEZAS, que traz relatos de várias experiências vividas na cidade que reverberam a importância da solidariedade, das gentilezas diárias. Como cadeirante, relata suas vivências positivas em praças da cidade, em trens e ônibus, bem como em ambientes culturais como antiquários e teatros. No encontro entre autores, Josué Soares, autor do texto do espetáculo POR GENTILEZA, apresenta a importância de atitudes de gentileza sob o viés do Profeta Gentileza pela Palavra e Iconografia que interfere não só na identidade visual do Rio de Janeiro, bem como em sua cultura e comportamento. Terça-feira, 30/10, às 14h. Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) - Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).

 

HISTÓRIAS DA ÁFRICA PARA CRIANÇAS – OGUM IGBO IGBO E O REI MOCHO –Narração de dois livros infantis que trazem contos da literatura oral africana, com figurinos que utilizam tecidos variados e materiais reutilizados e reciclados, remetendo aos países de origem das histórias narradas. Terça-feira, 30/10, 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).

 

 

ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

LEITURA DRAMATIZADA: PAQUETÁ EM PROSA E VERSO –Resgate do encantamento de poetas e escritores que eternizaram a Ilha de Paquetá em poesia, romances, contos, crônicas e canções. Compartilhamento de textos favoritos do acervo paquetaense da Biblioteca Escolar Municipal (BEM) de Paquetá - Joaquim Manoel de Macedo, pelo Ateliê Literário Katia Pinno. Terça, 30/10, às 14h, na BEM de Paquetá - Rua Adelaide Alambari, 41.

 

 

 

31 DE OUTUBRO

 

BRINCADEIRAS E CANÇÕES INFANTIS AFRICANAS –Oficina direcionada ao público adulto, com objetivo de ensinar algumas brincadeiras recolhidas pelo autor Rogério Andrade Barbosa em diversos países africanos. Quarta-feira, 31/10, às 10h. Centro Cultural Municipal  Professora Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180, Praça Seca.

 

NA GINGA DO SAMBA: LENDO MEMÓRIAS AFRODIASPÓRICAS – A oficina propõe um passeio lúdico pela Pequena África carioca, tendo o samba como protagonista, a fim de inspirar mediadores de leitura e educadores em suas práticas, a partir da cultura popular. Quarta-feira, 31/10, às 10h. Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) – Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).

 

ENCONTRO COM A AUTORA THAIS LINHARES - Um encontro autora premiada que falará do prazer da leitura das imagens, dos bastidores de como se ilustra uma obra, de onde vem as imagens, a relação com nossa cultura, sociedade e tempo. E o inestimável valor que isso tudo tem para a representatividade de nosso povo e de nós mesmos. Quarta-feira, 31/10, às 10h. Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).

 

RIO DE JANEIRO, CIDADE DE TERROR E MEDO - A contação traz como proposta levar o espectador numa jornada por um Rio de Janeiro bem diferente do conhecido pelos cartões postais. Uma jornada que começa quando o dia acaba e a escuridão e o mistério abraçam seus habitantes. Diversas histórias de locais assombrados, lendas urbanas e creepypastas recheadas de surpresas. Quarta-feira, 31/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande) Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.

 

ÁFRICA E AFRODESCENTES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL - Palestra do autor Júlio Emílio Braz sobre sua obra voltada tanto para a divulgação da cultura africana quanto do cotidiano dos afrodescendentes na sociedade brasileira. O evento envolverá a abordagem de múltiplos aspectos atinentes à discussão do tema, valendo-se de várias obras do autor. Quarta-feira, 31/10 às 14h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

NUMA FRAÇÃO DE SEGUNDOS: COMO RESSIGNIFICAR A VIDA - A autora Anna Claudia Ramos irá falar sobre o tema central do livro: superação, pois o personagem central da narrativa sofre um acidente e fica paraplégico. Irá contar como construiu este livro, como desenvolveu as pesquisas que fez com atletas paralímpicos, uma vez que o personagem se torna atleta e encontra no esporte a superação para sua vida. A ideia desse encontro também é fomentar o debate sobre o respeito às diferenças e sobre a questão da acessibilidade, a fim de que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária. Quarta-feira, 31/10 às 14h. Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido.

 

HÁ POESIA: DO ABANDONO AO SUBLIME - Encontro com a autora Ninfa Parreiras para tratar sobre a tentativa de ressignificar o resto, o lixo, o desprezado, tão presentes na nossa vida, ao caminhar pela cidade. A partir da leitura e reflexão sobre a obra "Donana e Titonho", a autora vai discutir seu processo de criação e como a escrita pode ser um caminho na contramão da violência social. Quarta-feira, 31/10, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61,Tijuca

 

 

 

ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

OFICINA ESCREVENDO HISTÓRIAS -Dicas para escrever suas próprias histórias – Quarta, 31/10, às 14h na Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo – Agripino Grieco – Rua 24 de maio, 1305.

 

SARAU DAS QUARTAS –Encontro com escritores, poetas, cordelistas com "degustação" de fragmentos de poesias, com a leitura de versos pelos funcionários do CASS e visitantes. Quarta-feira, 31/10, às 15h30, no Espaço de leitura Abgar Renault – Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 251, Cidade Nova.

 

 

1º DE NOVEMBRO

 

SARAU CULTURAL ROMÃ COM TRAVESSEIRO - Encontro literário realizado para crianças e adolescentes, com oficinas de poesia, bate-papos poéticos, mediação de leitura, desafios poéticos. E ao final, um Sarau com uma Batalhas de Poesia (poetry slam) apresentando possibilidades poéticas e estimulando potências criativas que impulsionem a expressão do afeto por meio da linguagem. Quinta, dia 01/11 às 9h45min, no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos.

 

O CAMINHO DAS ESTÁTUAS– Apresentação de textos, poesias e músicas que marcaram grandes nomes que construíram nossa história literária e musical. Uma espécie de encontro na trilha cultural das estátuas que homenageiam os grandes artistas espalhados pela cidade, para o público jovem ou adulto que tenha interesse em conhecer um pouco mais da nossa poesia e de nossa música. Quinta, dia 01/11, às 10h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

CONTANDO UMA HISTÓRIA CHICO REI RENATO LIMA - Cortejo com estandartes e frases do poema de Solano Trindade "Tem Gente com Fome", com instrumentos de percussão, com o objetivo de despertar e aguçar o imaginário das crianças e adolescentes e levá los para o acontecimento da história. Quinta-feira, 01/11, às 10h e às 13h. Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).

 

HISTÓRIAS FANTÁSTICAS QUE CRUZARAM O MUNDO – Histórias vindas de várias partes do mundo, não possuem autor determinado e que viajaram de boca em boca, dormiram na cabeça de alguns narradores e que serão contadas com corpo e a voz. Quinta-feira, 01/11, às 10h e às 13h, na Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.

 

POEMAPA CARIOCA: PUBLICANDO CAMINHOS– Oficina prática de Zines (pequenas publicações artesanais feitas em número restrito), com o tema "Poemapa carioca – publicando caminhos", onde cada participante será convidado a escrever um verso sobre sua rua, produzindo um olhar poético e ressignificando espaços. Quinta-feira, 01/11, às 14h, na Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) – Rua Monte Alegre, 306.

 

PROTEGENDO NOSSAS CRIANÇAS POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL: "NÃO ME TOCA, SEU BOBOCA!" - Apresentação do livro "Não me toca, seu boboca!" da escritora Andrea Viviana Taubman, com ilustrações de Thais Linhares, vencedor do Prêmio Neide Castanha 2018 na categoria "Produção de Conhecimento" (Aletria/2017) para educadores (professores, bibliotecários, psicólogos, pedagogos, pais ou responsáveis, etc.) Quinta-feira, 01/11, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61.

 

HISTÓRIAS DA ÁFRICA PARA CRIANÇAS – OGUM IGBO IGBO E O REI MOCHO –Narração de dois livros infantis que trazem contos da literatura oral africana, com figurinos que utilizam tecidos variados e materiais reutilizados e reciclados, remetendo aos países de origem das histórias narradas. Quinta-feira, 1º/11, às 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).

 

 

4 DE NOVEMBRO

 

TRIBUTO A ZÉ ZUCA E SUA RÁDIO MALUCA, VIVA A LITERATURA PARA A CRIANÇA!- A apresentação será na forma de um grande programa de auditório como era a programação da Radio Maluca. Um grande espetáculo que estimula a participação das crianças, trazendo um conteúdo dedicado a infância, alinhando a literatura com outras linguagens artísticas. Domingo, 04/11 às 16h no Centro da Música Carioca Artur da Távola - Rua Conde de Bonfim, 824 -Tijuca.

 

 

5 DE NOVEMBRO

 

COMO O MERCADO EDITORIAL E AS EDITORAS DE LIVROS FUNCIONAM?- Aborda a ação dos grandes grupos editoriais estrangeiros, fusões, aquisição de selos e de pequenas editoras; a cultura de hits x cultura de nichos de mercado; dinâmicas da pequena, média e grande editora; formação de catálogo: a escolha dos títulos, autores e projetos; agentes literários; linhas editoriais e captação de originais. Segunda-feira, 05/11, às 10h. Biblioteca Machado de Assis ( Botafogo) – Rua Farani 53.

 

KAZOO-A Roda de histórias com enfoque na expressão física. Uma metodologia para a fabulação, com corpo e voz em função da narração que possibilitam imagens poéticas que ilustram as histórias. Segunda-feira, 05/11, às 10h e às 13h, na Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.

 

O DESASSOSSEGO DO LEITOR: A INTERNET ESTÁ MINANDO A PAIXÃO DE LER? - Palestra com finalidade de discutir a respeito das consequências dos atuais modos de realização da leitura, cada vez mais fragmentada, mobilizada pela internet. Segunda-feira, 05/11, às 14h. Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande) – Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.

 

CENÁRIOS DO RIO: FANTASIA, AVENTURA, MISTÉRIOS e LITERATURA!- E encontro com o escritor Luiz Antonio Aguiar, que tratará de Literatura POP como fantasia, aventura, mistério e outros tendo como cenários o Rio de Janeiro. Segunda-feira, 05/11, às 14h, na Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).

 

ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

LIVROS NA PRAÇA -Distribuição de livros na Praça Chaim Weizmann, visando apresentar a Biblioteca aos frequentadores do local no horário do almoço. Homenagem ao Dia da Cultura. Segunda, 05/11, às 12h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.

 

 

6 DE NOVEMBRO

 

RITMAR PALAVRAS, MÚSICAR O CORPO E COLORIR O MUNDO. TRILHAS LITERÁRIASPARA A INFÂNCIA. QUALIFICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO DE PROFESSOR(AS)ES– A oficina objetiva desenvolver as práticas de leitura, de escrita, de mediação e de formação cultural, a partir do livro "Jogando com o Samba", da autora Dayse Angela do Nascimento Azevedo. Terça-feira, 06/11, às 10h. Centro Cultural Municipal  Professora Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180, Praça Seca.

 

OKAN, A CASA DE TODOS NÓS NARRATIVAS E ILUSTRAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS– Contação de história que fala da importância da memória, da identidade e leva a questionar sobre os valores humanos de pertencimento, o lugar de origem. Terça-feira, 06/11, às 10h e às 13h, no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá - Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

 

HISTÓRIAS EM MOVIMENTO– Oficina destinada ao público infantil, que tem como objetivo incentivar a leitura através da arte teatro de bonecos de forma criativa e prazerosa. As crianças vão criar peças através de histórias que falam das ruas do Rio de Janeiro e seus personagens mais marcantes. Terça-feira, 06/11, às 10h. Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) – Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).

 

FLORESTA ENCANTADA - O espetáculo com bonecos, músicas, adivinhações e outras brincadeiras populares, em que os protagonistas superam as dificuldades encontradas pelo caminho com muita esperteza, buscando sempre uma relação harmônica com o meio ambiente. O espetáculo interage com o público, que é estimulado a se tornar personagem das histórias, descobrindo os encantos da floresta e vencendo os desafios junto com os protagonistas. Terça-feira, 06/11, às 10h às 13h, no Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU, Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).

 

MIRELA E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER – AS CONQUISTAS FEMINISTAS DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ -Leitura dramatizada, em forma de jogral*, do livro infantil "Mirela e o Dia Internacional da Mulher", encenada pela autora Ana Prestes e sua filha, Helena, que incorpora a personagem do livro. Terça-feira, 06/11 às 14h na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande) Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.

 

DIVERSIDADE CULTURAL NA LITERATURA COMO ARTE – Em formato de palestra-oficina, será abordado o tema diversidade cultural na literatura infantil: cultura afro, indígena e diversidade religiosa e de gênero. Terça-feira, 06/11, às 14h. Espaço de Leitura Jorge Amado – Rua Ivanildo Alves, s/nº, Complexo da Maré (Lona Cultural Municipal Herbert Vianna).

 

ENCONTRO COM A ESCRITORA SANDRA PINA – Bate-papo com a escritora que apresentará os seus livros histórias têm uma relação direta com a cidade do Rio de Janeiro. Quarta-feira, 06/11, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61.

 

O SUBÚRBIO DO REPINIQUE AO CLIQUE– Encontro literário com mesa de debate com dois professores de História e escritores atentos ao subúrbio carioca: Luiz Antonio Simas e Vitor Almeida, com mediação de Eduardo Ramos. Leituras e conversas sobre a História ligada às suas histórias de vida na Periferia. A classificação indicativa da atividade é de 14 anos, tendo como público-alvo historiadores, arte-educadores, gestores sociais, escritores, músicos, sociólogos e estudantes de Ciências Sociais, professores e estudantes de pedagogia, entre outros. Terça-feira, 06/11, às 14h. Biblioteca João do Rio (Irajá) - Avenida Monsenhor Félix 512.

 

 

7 DE NOVEMBRO

 

 

ARANDU LENDAS AMAZÔNICAS - ARANDU LENDAS AMAZÔNICAS- Apresentação interativa de lendas, mediação de leitura, pintura corporal indígena e dança toré para a interação, socialização e desenvolvimento da sensibilidade. Quarta-feira, 7/11 às 14h. Memorial Getúlio Vargas - Praça Luís de Camões, S/N - Glória

 

OFICINA DE LIVROS ARTESANAIS_TÉCNICA DA CARTONERA –A oficina tem como proposta a difusão da técnica de criação de cartoneras (técnica muito utilizada em países da América Latina), utilizando a linguagem da literatura e das colagens como elemento central para o desenvolvimento de livros artesanais, feitos com papelão. Quarta-feira, 07/11, às 14h. Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito 125, Praça XI.

 

 

8 DE NOVEMBRO

HISTÓRIAS QUE O VENTO TROUXE - Contação de histórias com fantoches, máscaras e dramatização teatral. Quinta-feira, 08/11, às 10h e às 13h, no  Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).

 

BIBLIOCICLETA- Intervenções artísticas com uma biblioteca itinerante. Quinta-feira, 08/11 às 14h, na  Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.

 

AS HISTÓRIAS QUE AS ILUSTRAÇÕES NOS CONTAM - ANIELIZABETH BEZERRA CRUZ- Encontro com a Ilustradora que nos falará sobre "Como nascem as ilustrações?", "de onde vêm as ideias?", como iniciou a sua caminhada artística até começar a publicar. O bate-papo será entremeado com o manuseio de alguns de seus livros e de alguns originais. Quinta-feira, 08/11, às 14h, no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá - Rua Barão, 1180 – Jacarepaguá.

 

CONTANDO HISTÓRIAS E AQUARELANDO A VIDA -Gizele Santos, contadora de histórias, apresentará os livros ilustrados por Zeca Dâmaso, que desenvolverá, com ampla participação dos presentes, uma breve oficina de ilustração, destacando a técnica de aquarelas. Quinta-feira, 08/11 às 14h - Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) Rua Monte Alegre, 306 (Centro Cultural Laurinda Santos Lobo).

 

A LÍNGUA TUPI COMO RITUAL-  Apresentação que traz o ritual sagrado na língua ze'egte a arte do povo Guajajara para a cidade do Rio de Janeiro. Quinta-feira, 8/11 às 15h na Biblioteca João do Rio (Irajá) - Avenida Monsenhor Félix 512.

 

 

ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

AGREGANDO: ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS -Encontro para promover a troca de experiências, além de exercitar as técnicas de contação e pesquisa de repertório. Quinta, 08/11, às 14h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.

 

QUINTAS AFETIVAS- Roda de leitura para resgata da oralidade, da memória e da afetividade das narrativas de tradição oral. Em parceria com a Creche Institucional Paulo Niemeyer, Sônia Lima aborda como temáticas os valores, a cultura e a diversidade presente nas histórias de tradição oral. Quarta-feira, 08/11, às 15h30, no Espaço de leitura Abgar Renault – Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 251, Cidade Nova.

 

 

9 de NOVEMBRO

 

PALCO LITERÁRIO/ O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS- apresentação do livro de Lima Barreto, visando a difusão de autores consagrados e o incentivo à leitura, além de promover reflexões acerca de temas abordados nas obras, traçando paralelos com o contexto atual de nosso país, seguido de um debate, para estudantes de escolas públicas e toda a população em geral. Sexta-feira, 09/11 às 10h. Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).

 

O ÍNDIO E A ÁRVORE DA BATATA FRITA-Roda de Contação da história que fala das diferenças culturais povos indígenas e cidade grande, contadas com peças cenográficas, músicas e tambor. Sexta-feira, 09/11 às 10h e às 13h no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá - Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

 

O RIO TEM MUITA HISTÓRIA- Espetáculo que reúne contos e lendas, poesias e brincadeiras da literatura oral, acompanhados de cantigas populares tradicionais do estado do Rio Janeiro e mais fortemente da capital. Será realizado de forma interativa, onde o público é convidado a participar seja diretamente das histórias, ou acompanhando e dançando algumas cantigas de roda, do povo guarani, de folias de reis, jongo, samba e ainda participando de brincadeiras literárias populares como adivinhas, trava-línguas dentre outras que se mantém vivas na oralidade do carioca. Sexta-feira, 09/11 às 10h e às 14h. na Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) Rua Monte Alegre, 306.(Centro Cultural Laurinda Santos Lobo).

 

PANORAMA VISTO DA PORTA – ENCONTRO COM AYDANO ANDRÉ MOTTA - O roteiro do debate é inteiramente construído a partir do livro "da minha porta vejo o mundo", que conta com fotos de Paulo Marcos de Mendonça Lima. A publicação também teve a colaboração do jornalista Maurício Fonseca. Haverá sorteio de livro do autor. Sexta-feira, 09/11, às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.

 

LITERACIDADE-Encontro literário que debate a identidade cultural do Rio de Janeiro com a escritora Eliana Alves Cruz, que apresenta seu livro O crime do Cais do Valongo (Editora Malê) e o pesquisador Vagner Amaro, que apresenta o livro, organizado por ele, Lima Barreto para jovens leitores (Editora Autêntica). A dinâmica do encontro consiste em bate-papo mediado e participação da plateia com perguntas. Sexta-feira, 09/11 às 14h. Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade - MEL).

 

LEITURAS IMPERDÍVEIS- Momentos informais de leitura e conversa com leitores, com escritores e especialistas em literatura. Com a participação do premiado contista João Paulo Vaz e a jornalista, escritora, também premiada, Marta Barcellos, para conversar sobre Trilhas literárias e identidades culturais, por meio do enredo de suas obras. Sexta-feira, 09/11, às 15h. Biblioteca Machado de Assis. Rua Farani, 53 Botafogo.

 

 

ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CLAUDIA GOMES – Sexta, 09/11, às 10h, na Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo – Agripino Grieco – Rua 24 de maio, 1305.

 

 

10 DE NOVEMBRO

 

MEU CORPO É POESIA- Breve exposição sobre o que é cultura surda e em seguida, um "slam": declamação de poesia em português e em LIBRAS; ao fim, o palco estará aberto para a livre expressão da pessoa surda. Sábado, 10/11 às 10h. Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.

 

LEITURA DRAMATIZADA "AMOR POR ANEXINS OU UMA CONSULTA"- Leitura dramatizada da história construída de jogos de palavras e ditados populares. Além de mostrar os costumes de uma época gloriosa do Rio de Janeiro, promove uma reflexão bem-humorada sobre amor, ambição, dinheiro e casamento. Sábado, 10/11, às  10h e às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61.

 

SARAU DIVERSOS POEMAS CLÁSSICOS NA VOZ DE MULHERES DO SÉCULO XXI - Encontro de mulheres para a interpretação de textos que revelam a alma feminina com objetivo de apresentar, através da palavra, um panorama da luta da mulher através da história. O espetáculo reunirá mulheres marcantes na sociedade: uma professora, uma escritora, uma dançarina, uma atriz , uma contadora de histórias, uma ativista do movimento negro e uma ilustradora através de perfomances com apresentação de poemas, de mediação de leitura e  interpretação de canções. Ao final, sorteio de livros de escritores como Andrea Teles, Norma Rosa Lima, e Anamô Soares. Sábado, 10/11, às 13h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

 

 

11 de NOVEMBRO

 

SARAU CIGANO– Divulgação da Cultura Cigana através das apresentações de música, dança e poesia, com plena interação do público, que acompanhará a programação com um livreto contendo todas as músicas e poesias. Domingo, 11/11, às 10h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. - Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

 

CANTANDO SYLVIA ORTHOF -Show/espetáculo de poemas de musicados Sylvia Orthof por Marco Aurêh. Tem como compromisso o respeito à criança como ser que pensa, sente e se expressa por meio da arte. Conduz o espectador por uma lúdica viagem musical percorrendo as regiões do Brasil num trem imaginário, guiado pelo boneco Zé Vagão (cujo nome homenageia o último texto teatral de Sylvia Orthof, Zé Vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina). Domingo, 11/11 às 16h. Centro da Música Carioca Artur da Távola Endereço Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca.

 

*Atenção: a programação poderá sofrer alterações sem aviso prévio.


 


 



Serviços Serviços