Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Mês das férias conta com programação gratuita para a criançada

02/07/2019 14:48:00


 

Colônia de Férias, peças de teatro e cinema agitam o mês de julho

O mês das férias escolares traz muitas novidades e eventos para que o carioca aproveite o que tem de melhor da cultura na cidade. São oficinas, teatro, cinema e colônias de férias gratuitas para crianças e adultos. A programação começa neste fim de semana com a reabertura do Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho, no dia 7 de julho, às 11h. O Boneco Papa Vento vai apresentar a peça "Tartarugas Ninja. O espetáculo infantil de bonecos vai contar a história de April e dos heróis que tentam combater Destruidor e seu lagarto malvado, que tentam contaminar toda a água da cidade. A programação se estende a todos os fins de semana do mês. 

Ainda no primeiro fim de semana de julho, acontece o Cinema na Dicró, na Penha, que exibe filmes gratuitamente aos domingos, às 10h30.

Nos dias 13 e 14 de julho, às 16h, tem uma atração de graça na Arena Carioca Abelardo Barbosa, em Pedra de Guaratiba. A 7 Phocus Cia de Teatros apresenta a "Saia Rodada de Histórias – Uma Viagem ao mundo" uma contação de histórias teatralizada, dando vida a personagens de forma lúdica, utilizando objetos animados, teatro de bonecos, máscaras e música. Dias 13 e 14 de julho, às 16h. Entrada gratuita.

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas apresenta gratuitamente "Cordel da Lua Madrinha", todos os sábados e domingos do mês de julho, às 11h. O espetáculo infanto-juvenil conta a história de Zói e Xica, que atravessam pelo desabrochar dos sentimentos, o feminismo no universo infantil e o amadurecimento do indivíduo.

O Centro Cultural João Nogueira – Imperator faz todo domingo, das 11h às 12h, a Contação de Histórias com Bianca Barboza.

Tem ainda opções de colônias de férias em que as crianças se divertem o dia todo. A Fundação Planetário da Gávea, em parceria com o Sesc Rio, abre as portas para uma semana de muita aventura interestelar de 15 a 19 de julho, das 9h às 16h. A iniciativa "Um dia de Férias no Planetário" vai oferecer mil vagas por dia para crianças de 6 a 12 anos. Durante a colônia de férias, gratuita, haverá atividades na sessão de cúpula, lançamento de foguete, visita ao Museu do Universo, almoço e lanche, além de oficinas, jogos e recreação. Inscrições no site http://planeta.rio/colonia-de-ferias-julho-2019.

A colônia de férias da Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna acontece de 23 a 26 de julho, das 13h às 17h. O espaço vai promover o resgate de brincadeiras populares, atividades esportivas e oficinas artísticas embaladas. O projeto recebe crianças de 6 a 12 anos. Serão disponibilizadas 100 vagas. As inscrições acontecem nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, das 10h às 17h. Para se inscrever é preciso levar cópia da identidade do responsável, da identidade da criança, do comprovante de residência e uma foto 3x4.

O Museu do Amanhã também conta com uma programação gratuita de 13 a 30 de julho com observação dos astros com telescópios, yoga ao pôr do sol e aulas de como andar de bicicleta.

 

TEATRO DE FANTOCHES E MARIONETES CARLOS WERNECK DE CARVALHO

Festival Criança Feliz - Grátis

Endereço: Parque do Flamengo, altura do número 300 da Praia do Flamengo

Todos os domingos, às 11h

 07/07 – "Tartarugas Ninjas"

14/07 – "Eu Quero Saber com Luna"

21/07 – "Festa Julina Infantil"

28/07 – "Dona Colherada"

 

ARENA CARIOCA CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA – DICRÓ

Cinema na Dicró - Grátis

Endereço: Avenida Brás de Pina, s/nº, Parque Ary Barroso, Penha

Todos os domingos, às 10h30

07/07 - "Pantera Negra"

14/07 – "Os Vingadores: A Era de Ultron"

21/07 – "Alladin"

28/07 – "O Rei Leão"

 

 ARENA CARIOCA ABELARDO BARBOSA

"Saia Rodada de Histórias – Uma Viagem ao mundo" - Grátis

Endereço: Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº, esquina com Avenida Litorânea, Pedra de Guaratiba

Dias 13 e 14 de julho, às 16h.

 

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNAS

"Cordel da Lua Madrinha" - Grátis

Endereço: Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa

Todos os sábados e domingos do mês de julho, às 11h

 

CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA

Contação de Histórias com Bianca Barboza - Grátis

Endereço: Rua Dias da Cruz, 170, Méier

Data: Todos os domingos, às 11h às 12h

 

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA GÁVEA

Colônia de Férias – Grátis

Endereço: Rua Vice-governador Rubens Berardo 100, Gávea

Inscrições no site http://planeta.rio/colonia-de-ferias-julho-2019

De 15 a 19 de julho, das 9h às 16h.

 

ARENA CARIOCA JOVELINA PÉROLA NEGRA

Colônia de Férias – Grátis

Endereço: Praça Ênio, s/nº, na Pavuna

De 16 a 19 de julho, das 13h às 17h

 

MUSEU DO AMANHÃ

Colônia de férias "Entre o céu e o mar" – Grátis

Endereço: Praça Mauá, 1, Centro

De 13 a 30 de julho. Mais informações: https://museudoamanha.org.br/