Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Município do Rio adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

27/12/2018 16:29:00


O município do Rio de Janeiro aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) na modalidade de Gestão Básica. O extrato do termo de adesão e compromisso foi publicado no dia 24 de dezembro, no Diário Oficial da União. É o sexto município do estado a aderir ao sistema, logo após Barra Mansa, Magé, Mesquita, Niterói e São João de Meriti.
 
 
Com o Sinapir, a política de promoção de igualdade racial deixa de ser uma política de governo e se consolida cada vez mais como uma política de estado em todas as esferas. O caráter transversal dessa política, que é executada por diversos setores da administração pública permite que o órgão de promoção da igualdade racial atue conjuntamente com os demais, no sentido de implementar e acompanhar as políticas públicas que atenderão de forma cidadã esta população.
 
 
O gestor da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial Vinícius Ferreira Natal acredita que a adesão fortalece uma política nacional. "A união em torno de uma política pública é importante para fortalecer e dar solidez ao nosso trabalho porque sabemos o quanto é complicado trabalhar com esse tipo de política para que ela seja permanente. A ideia da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Rio é conseguir todos os instrumentos legais possíveis para assegurar que o trabalho seja feito com uma maior excelência", afirma.
 
 
O secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Juvenal Araújo incentivou gestores públicos municipais e estaduais de todo território nacional a aderirem ao Sinapir por meio de trocas de experiências mediante visitas técnicas de capacitação em seus estados ou intercâmbio direto via redes sociais. "Essa é mais uma importante adesão", finaliza o secretário.