Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Museu do Amanhã completa três anos com programação sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

12/12/2018 11:24:00


 

No ano em que foi premiado com o Leading Culture Destinations Awards 2018 – LCD Awards, na categoria "Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de Soft Power", um reconhecimento mundial, o Museu do Amanhã também ultrapassou a marca de 3 milhões de visitantes. Nesses três anos de operação, a instituição da Secretaria Municipal de Cultura celebra conquistas e mostra que está construindo uma história de sucesso, com muito empenho e dedicação. Para comemorar, o Museu do Amanhã planejou programação especial para o fim de semana (15 e 16/12) que destaca uma data emblemática: os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). A entrada será gratuita para todos no domingo.

 

"Exemplo bem-sucedido de parceria entre a Prefeitura do Rio e a iniciativa privada, o Museu do Amanhã apresentou à sociedade um novo significado do conceito de museu e nisto reside todo seu sucesso. é um lugar de convivência, inclusão cultural e social. a programação de aniversário de três anos não foge à regra ao convidar o público a um momento de celebração e de reflexão", afirma a Secretária Municipal de Cultura Nilcemar Nogueira.

 

Neste terceiro ano de operação, os números do Museu do Amanhã continuam a impressionar. Apenas em 2018, mais de 720 mil pessoas estiveram na instituição. A programação para o aniversário do museu contará com exposição de estandartes confeccionados por alunos de escolas da região portuária, com releituras dos 30 artigos da DUDH, além de diversas apresentações culturais.

 

"Para nós, que temos como eixos éticos a sustentabilidade e a convivência, essa data é especialmente representativa. Os 30 artigos que compõem o DUDH definem os direitos básicos do ser humano para a promoção de uma vida digna para todos os habitantes do mundo, independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa", ressalta Henrique Oliveira, diretor executivo do Museu do Amanhã.

 

Serviço Programação de Aniversário – 3 Anos Museu do Amanhã

 

15 de dezembro

10h30 | Clube de Leitura | Observatório

Edição especial com abordagem sobre "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's. Há 21 anos, o principal grupo de rap do Brasil lançava o disco brasileiro mais importante do gênero. Mais de duas décadas depois, a obra acaba de ser publicada pela Companhia das Letras.

 

14h | Coral Uma Só Voz | Átrio

Encerramento das atividades do ano com apresentação especial do Coral Uma Só Voz. O grupo que ensaia semanalmente no Museu é formado por 35 pessoas em situação de rua. Com financiamento do Programa de Amigos do Amanhã - NOZ, o projeto busca resgatar a dignidade e a autoestima dos participantes através de aulas de teatro e canto.

 

15h | Batalha de Slam | Átrio

O Slam é uma forma de competição de poesia vibrante e que faz parte da programação da Festa Literária das Periferias desde 2014. O gênero tem-se multiplicado pelas periferias do Rio e trazido à tona uma juventude empoderada, poética, política e que tem muito a dizer sobre o nosso tempo. Poemas serão executados por duplas, e público escolherá o campeão. 

 

16 de dezembro

11h | Os Tapetes Contadores de Histórias – Temos voz, sim! | Terreiro

As crianças poderão se encantar com histórias de bichos e pessoas que resgatam e valorizam a sua liberdade, o convívio em paz e em comunidade. São belos e coloridos tapetes criados no Brasil e na França, cheios de detalhes, bolsos e surpresas, e que servem de cenário a fábulas e contos. Para crianças a partir de 4 anos.

 

15h | Galpão Aplauso | Átrio

Intervenção artística convida o público a refletir, de forma lúdica e teatral, sobre alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, contextualizando-os para os dias atuais.

 

17h | Cortejo com Estandartes | Átrio 

Com intuito de aprimorar o conhecimento das crianças da região portuária, os alunos das escolas Padre Francisco da Motta, Vicente Licínio, Benjamin Constant e Fundação Darcy Vargas foram convidados para confeccionar estandartes sobre os 30 artigos da DUDH. Para finalizar, será realizado um cortejo, em que estudantes e público poderão interagir. Os estandartes ficarão expostos no Átrio do Museu durante uma semana.