Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeito Marcelo Crivella firma parceria com o Museu do Graffiti para projeto na Avenida Brasil

17/09/2018 16:56:00


 

O Prefeito Marcelo Crivella e a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, participaram, nesta segunda-feira, do I Seminário do grafite Patrimônio da Humanidade. A atividade, que faz parte da 12ª Primavera dos Museus, aconteceu no Museu do Graffiti, na Pavuna, um espaço fora do circuito tradicional que conta com obras de grafiteiros e ex-pichadores. Nilcemar Nogueira abriu o evento falando sobre a importância de todas as manifestações artísticas para uma cidade multicultural como o Rio de Janeiro. Marcelo Crivella parabenizou os idealizadores do projeto e fez um pedido especial. "Gostaria muito de ver a arte de vocês colorindo os viadutos da Avenida Brasil. Vocês aceitam participar desse projeto?", convidou o Prefeito.


O criador do Museu, André Rongo, lembrou que esta foi a primeira vez que um prefeito do Rio visitou o espaço. "Nós queremos que o nosso trabalho seja visto. Eu era um pichador, hoje estou usando meu talento da maneira correta. Nós precisamos de apoio, sabemos que podemos mudar muitos futuros através da arte", afirmou. O ex-pichador Wagner Trancoso apresentou o projeto Xarpi Arte, que leva pichações artísticas aos muros da cidade de forma legal. Wagner acredita no poder regenerador da arte, para ele, resgatar jovens do vandalismo faz todo o seu trabalho valer a pena. "Quero ver essa garotada jovem transformando suas pichações em obras de arte!".


Depois da apresentação, todos foram convidados para conhecer a exposição que ocupa o museu. Composta por obras dos próprios artistas e dos alunos das oficinas oferecidas pelo espaço, a mostra conta com painéis e quadros de diversos tamanhos, além de uma série de obras feitas com materiais reciclados.