Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Ponto de Cultura Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou recebe visita da Secretaria Municipal de Cultura

27/06/2018 12:12:00


 
Com a repactuação entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Ministério da Cultura, os 38 pontos e 5 pontões de cultura receberam a terceira e última parcela do convênio, que foi prorrogado até 2019. Por isso, integrantes da SMC iniciaram esta semana uma série de visitas técnicas, e o ponto do Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou foi o primeiro. 
 
Formado por pacientes e funcionários da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro, o bloco oferece, além de desfile, oficinas de percussão, alegoria e composição musical, além de uma roda de samba toda última segunda-feira do mês no CAPS Franco Basaglia, em Botafogo. 
 
 
"A proposta é fazer uma grande integração social e resgatar todo o potencial criativo dos pacientes", diz o psicanalista e coordenador do bloco, Alexandre Ribeiro. "Nós já conseguimos perceber inclusive melhorias em alguns deles".
 
Além das oficinas, todo o processo de preparação para os desfiles é feito com a participação dos pacientes, como frisa a produtora cultural Shirley Martins. "Eles estão presentes em todas as etapas como escolha do enredo e composição do samba. As escolhas são feitas por meio de voto, e todos têm o mesmo peso".