Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Centro Cultural inaugura exposição permanente em tributo à Laurinda Santos Lobo

20/06/2018 16:04:00


Inspiração para dar nome ao espaço, Laurinda Santos Lobo é a homenageada na exposição que será aberta nesta quinta no Centro Cultural que leva o seu nome, em Santa Teresa. Para comemorar os 140 anos daquela que foi uma mecenas da cultura carioca, o local contará com 20 fotos dela e de referências da época, como a Lapa e a Avenida Rio Branco, além de Villa-Lobos e Nair de Tefé, artistas que foram ajudados por ela.
 
A mostra "Laurinda Santos Lobo e a Belle Époque Carioca" retrata o contexto de transformações urbanas e culturais da cidade no início do século XX. Serão expostas quatro fotografias originais que já faziam parte do acervo e reproduções de obras da Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Fundação Casa de Ruy Barbosa e Instituto Geográfico Brasileiro. Textos dadoutora em Belle Époque e História da Moda, Rosane Feijão, também fazem parte da exposição.
 
Sobre Laurinda Santos Lobo
 
Nascida em 1878 na cidade de Cuiabá, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 16 anos e passou a morar na casa de seu tio, o médico e importante político do Império Joaquim Murtinho. Após receber uma grande herança, Laurinda passou a apoiar diversos artistas de vanguarda para o período como a pintora modernista
Tarsila do Amaral e o compositor Heitor Villa Lobos.
 
Sua casa em Santa Teresa tornou-se, então, um importante espaço para reunião de artistas, políticos e demais figurões da efervescente sociedade de então. Nos salões do casal Santos Lobo eram realizadas diversas recepções e saraus congregando os principais formadores de opinião e artistas – o que até hoje ainda é presente no imaginário dos cariocas.
 
Laurinda Santos Lobo, além de mecenas, ocupou diversos espaços de
representação na sociedade conservadora da então Capital Federal do início do
século XX. Sua principal atuação se deu no apoio à cobrança de representação
feminina na sociedade. Participou diretamente de movimentos pelo voto feminino e, também, ajudou a fundar e administrar a Federação Brasileira pelo Progresso
Feminino. 
 
Serviço:
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
Rua Monte Alegre 306, Santa Teresa
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 12h às 20h
Entrada gratuita