Secretaria Municipal de Cultura - SMC
'A cultura é um elemento de transformação inquestionável', diz a secretária Nilcemar Nogueira

04/06/2018 13:46:00


 
Começou na manhã desta segunda-feira, 4 de junho, Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, 3ª Conferência Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Com o tema "Uma política cultural de Estado: O que ganhamos com o Sistema Municipal de Cultura?", o evento vai debater as contribuições sugeridas pelos agentes culturais das diferentes regiões da cidade.
 
"Nosso desafio é fazer pulsar as referências da nossa cidade e ter uma política pública para funcionar não apenas como um banco financiador, mas como um investidor, principalmente no desenvolvimento humano", afirmou a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira. "A cultura é um elemento de transformação inquestionável".
 
Nilcemar Nogueira ressaltou a sua proposta de democratizar os debates sobre a cultura, exemplificando que os candidatos ao Conselho Municipal de Cultura e os delegados que participam da Conferência Municipal de Cultura foram escolhidos por todas as cinco Áreas de Planejamento da cidade. "Queremos descentralizar e compartilhar decisões", disse ela.
 
Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, o vereador Reimont elogiou o processo preparatório para a Conferência. "A Cultura precisa dialogar com todas as regiões, não apenas com Zona Sul e Centro", afirmou. "Vamos ver a realidade das diversas áreas de planejamento". 
 
A abertura da Conferência contou com a presença do representante do gabinete do prefeito, Ailton Cardoso; o subsecretário estadual de Cultura, Leo Feijó; o deputado Eliomar Coelho, da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de janeiro; o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Téo Lima e a conselheira Rosane Campelo.