Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura encerra o circuito de Pré-conferências em todas as regiões da cidade

21/05/2018 13:34:00


 
 
O circuito de Pré-conferências organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e que passou por toda a cidade, foi encerrado neste final de semana com reuniões nas Áreas de Planejamento (AP) 4 e 3, nos dias 18 e 20 de maio, respectivamente.
 
Na sexta-feira (18), a reunião da AP 4, que compreende a região entre a Cidade de Deus e o Recreio dos Bandeirantes, reuniu mais de 80 participantes com 53 inscritos, entre delegados e pré-candidatos a conselheiro, na Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim. O Subsecretário de Cultura, André Marini, abriu o evento lembrando que esse processo é importante para garantir que toda cidade se sinta representada no novo Conselho. "É fundamental escutar a sociedade civil nesta construção. Existem muitas especificidades dentro de cada região e nós devemos dialogar com todas", disse ele. 
 
 
 
O organizador do Cine Rock, Léu Oliveira, elogiou a iniciativa de promover encontros pelo município. "A cidade é partida, isso é nítido. Por isso a galera da Zona Oeste está presente aqui, queremos que isso mude", afirmou o idealizador do movimento cultural que ocupa as praças da comunidade Rio das Pedras.  
 
 
 
Zona Norte recebe encontro de encerramento
 
Domingo foi a vez da Arena Carioca Dicró, na Penha, receber os representantes da AP 3, que inclui os bairros de Madureira, Ilha do Governador, Penha, Irajá, Anchieta, Ramos, Acari e Bonsucesso. Cerca de 70 agentes culturais participaram do encontro para definir os delegados e pré-candidatos a conselheiro de todas as linguagens artísticas que compõem o Conselho.
 
Eduardo Nascimento, membro do comitê organizador da Pré-conferência, convidou a Secretária Municipal de Cultura Nilcemar Nogueira para abrir o evento. Ela dstacou as dificuldades no dia-a-dia da manutenção da cultura, e questionou o papel do poder público nesse sentido.
 
 
 
"O dinheiro público deve fortalecer as referências culturais da cidade, elas são a nossa identidade. Por isso precisamos de políticas de Estado para a cultura, esse tema é muito importante para depender de cada gestão", afirmou a Secretária.
 
Para o produtor cultural e  pré-candidato a conselheiro, Alberto de Avyz, é fundamental descentralizar os investimentos na cultura: "O foco precisa sair do eixo Centro-Zona Sul. Territorializar esse processo isso vai dar visibilidade pra nós, que estamos fazendo cultura aqui no subúrbio".  
 
 
 
A próxima etapa do processo será a votação online, que começa na próxima sexta, dia 25, e vai até domingo, dia 27, para eleger os 24 conselheiros. Os representantes vão tomar posse na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no Imperator nos dias 28 e 29 de maio.
 
Fotos: Eduardo Rocha