Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretária de Cultura do Rio debate período pós-abolição em seminário na FGV

18/05/2018 18:05:00


 
A Secretária Municipal de Cultura do Rio Nilcemar Nogueira participou do III Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico, ​que aconteceu nesta sexta-feira, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo. Nilcemar participou da mesa de debates junto com as historiadoras Giovana Xavier, Hebe Mattos, Martha Abreu e Mônica Lima e o antropólogo Milton Guran.
 
Mestre em História, Política e Bens Culturais pela própria FGV, Nilcemar lembrou de seu ativismo como sambista e no movimento negro e ressaltou a importância do Cais do Valongo. "Sempre procurei por um lugar onde eu pudesse estar refletida. O cais é uma das principais portas de entrada dos escravizados. Ele é a resposta para a situação do país, já que foi onde tudo começou. A cultura se faz essencial porque é através dela que passamos a lutar por dignidade e direitos".
 
A secretária defende que o sítio arqueológico seja um centro de referência para provocar uma transformação e uma reflexão. "Em algum momento eu fui afetada visitando esse passado (escravista). Eu não quero ninguém interpretando ele por mim porque só quem sabe que sofre preconceito, nesse país, somos nós, negros. Por isso, somos nós que temos que contar a forma como todos os dias tentam nos inviabilizar. Queremos que esse passado afete também aqueles que lá entrarem".