Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Pré-Conferência na Penha escolhe representantes da Zona Norte nas eleições do Conselho

18/05/2018 17:27:00


 
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza a Pré-Conferência Regional da Zona Norte neste domingo, dia 20 de maio, das 9h às 14h, na Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, na Penha. O evento tem como objetivo eleger agentes culturais de 24 linguagens artísticas.
 
Os candidatos ao conselho disputarão, com produtores de outras APs do município, vagas no Conselho Municipal de Cultura. A votação final será online, etapa em que os eleitores vão escolher entre cinco candidatos - um de cada região da cidade - por linguagem artística. 
 
O encontro também discutirá os temas que serão abordados na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos próximos dias 28 e 29, além de escolher representantes da região para debater e votar nas propostas que estarão em pauta. A 3ª Conferência Municipal de Cultura resultará em três grandes legados: a criação do Sistema Municipal de Cultura, a proposta de reformulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e a criação do Fundo Municipal de Cultura, o que impactará nas políticas culturais e no financiamento à cultura em nossa cidade.
 
Para participar, é preciso ser residente na cidade há um ano e comprovar uma atividade cultural neste período, na região em que mora ou atua culturalmente. Basta levar currículo, portfólio, matéria em jornal, material de divulgação em geral ou uma declaração de alguma instituição. Os interessados devem escolher apenas uma linguagem e uma Área de Planejamento.
 
As linguagens artísticas que terão representantes no Conselho Municipal de Cultura são: Cultura Popular, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Patrimônio Cultural, Música, Teatro, Dança, Circo, Cultura Urbana, Design, Economia da Cultura (Movimentos dos Trabalhadores em Cultura), Economia da Cultura (Produtores Culturais), Movimento Social de Identidades (Etnias Indígena e Afro-Brasileira), Movimento Social de Identidade Sexual (Gêneros, Transgêneros e Orientação Sexual), Movimento de Faixas Etárias (Infância, Juventude e Idosos), Expressões Culturais de Pessoas com Deficiência, Comunicação Social, Economia Criativa, Territorialidade (Áreas de Planejamento), Territorialidade (Circunscrições Territoriais), Cultura Popular (Escolas de Samba e Blocos de Carnaval) e Cultura Popular (Folclore).
 
Reta final 
 
Para a conclusão desse processo, será aberta votação virtual para eleger um dos candidatos de cada uma das linguagens/movimentos socioculturais. Os candidatos mais votados, com no mínimo cinco votos, formarão o novo Conselho Municipal de Cultura 2018-20.
 
Todos os participantes que estiveram nas pré-conferências já estarão cadastrados na plataforma virtual e poderão votar dentro da linguagem/movimento sociocultural em que se inscreveu. 
 
Quem não participou das pré-conferências e tiver interesse em votar, dentro de sua linguagem/movimento sociocultural, poderá se inscrever, conforme calendário abaixo, na plataforma virtual de eleição. Os novos eleitores devem comprovar atuação cultural na área escolhida e residência na cidade do Rio de Janeiro por, no mínimo, um ano.
 
21/05 (segunda-feira), às 18h – Abertura das inscrições para novos
eleitores 
 
23/05 (quarta-feira), até 23h59 – Fim das inscrições para novos eleitores
 
25/05 (sexta-feira), às 00h01 – Abertura da votação online para a composição do novo Conselho Municipal de Cultura (todos que participaram das pré-conferências e os novos eleitores inscritos de 21 a 23/05) 
 
27/05 (domingo), às 23h59 – Fim da votação online para a composição do novo Conselho Municipal de Cultura
 
28 e 29/05 – 3ª Conferência Municipal de Cultura