Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Pré-Conferência na Zona Oeste escolhe candidatos da região para Conselho Municipal de Cultura

11/05/2018 18:47:00


A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza a Pré-Conferência Regional da Zona Oeste neste sábado, dia 12 de maio, das 10h às 17h, no Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande. O evento tem como objetivo eleger produtores culturais para 24 linguagens artísticas dos bairros que compõem a Área de Planejamento 5 (AP 5), que inclui os bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Realengo e Guaratiba.

Os candidatos disputarão, com produtores de outras APs do município, vagas no Conselho Municipal de Cultura. A votação final será on line, etapa em que os eleitores vão escolher entre cinco candidatos - um de cada região da cidade - por linguagem artística.

O encontro também discutirá os temas que serão abordados na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos próximos dias 28 e 29, além de escolher representantes da região para debater e votar nas propostas que estarão em pauta. A 3ª Conferência Municipal de Cultura resultará em três grandes legados: a criação do Sistema Municipal de Cultura, a proposta de reformulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e a criação do Fundo Municipal de Cultura, o que impactará nas políticas culturais e no financiamento à cultura em nossa cidade.

Para participar, é preciso ser residente na cidade há um ano e comprovar uma atividade cultural neste período, na região em que mora ou atua culturalmente. Basta levar currículo, portfólio, matéria em jornal, material de divulgação em geral ou uma declaração de alguma instituição. Os interessados devem escolher apenas uma linguagem e uma Área de Planejamento.

As linguagens artísticas que terão representantes no Conselho Municipal de Cultura são: Cultura Popular, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Patrimônio Cultural, Música, Teatro, Dança, Circo, Cultura Urbana, Design, Economia da Cultura (Movimentos dos Trabalhadores em Cultura), Economia da Cultura (Produtores Culturais), Movimento Social de Identidades (Etnias Indígena e Afro-Brasileira), Movimento Social de Identidade Sexual (Gêneros, Transgêneros e Orientação Sexual), Movimento de Faixas Etárias (Infância, Juventude e Idosos), Expressões Culturais de Pessoas com Deficiência, Comunicação Social, Economia Criativa, Territorialidade (Áreas de Planejamento), Territorialidade (Circunscrições Territoriais), Cultura Popular (Escolas de Samba e Blocos de Carnaval) e Cultura Popular (Folclore).

"A ideia é que eles participem da elaboração de leis que vão reger a cultura no próximo ano. Ter um representante da Zona Oeste será importante na hora de discutir a cultura. É importante ter a cidade inteira nessa representatividade para pensar em políticas mais equânimes e melhorar a distribuição dos investimentos", afirma Eduardo Nascimento, membro do comitê organizador da Pré-Conferência.

As próximas pré-conferências acontecerão na Zona Sul (Sala Municipal Baden Powell), dia 15; Zona Oeste - AP4 (Lona Cultural Municipal Jacob Bandolim), dia 18 de maio; e na Zona Norte (Arena Carioca Fernando Torres), no dia 19 de maio. A do Centro foi realizada no último dia 8, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.


Imagens relacionadas: