Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Representantes da Secretaria Municipal de Cultural visitam oficina do Projeto Arte Escola

12/04/2018 11:50:00


O projeto Arte Escola está acontecendo nos quatro cantos da cidade e, nesta quinta-feira, representantes da Secretaria Municipal de Cultura visitaram a oficina Cirandinhas de Villa-Lobos e o Olhar da Criança, no CIEP Avenida dos Desfiles I. 
 
A atividade tem como proposta a realização de uma oficina audiovisual com duração de dois meses, onde as crianças participarão ativamente em todas as etapas de produção de curtas metragens. Os curtas terão como tema as Cirandinhas compostas por Villa-Lobos, obras inspiradas nas tradicionais cantigas de roda.
 
O objetivo é levar às crianças a possibilidade do conhecimento e da prática de realização de curtas com base no folclore das cantigas de roda e nas composições de Villa Lobos, além de perceber o cinema como uma forma de criação e expressão artístico-cultural, e não apenas como mero produto de consumo.
 
Sobre o Arte Escola
 
Promover o acesso à cultura e à cidadania para crianças em idade escolar das regiões mais pobres da cidade. Este é o principal objetivo do projeto Arte Escola Territórios Sociais, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. 
 
Entre os meses de março e maio, 100 unidades da rede municipal de ensino receberão oficinas das mais variadas linguagens artísticas, entre elas cinema, teatro, música, dança, folclore, artes visuais e artesanato.
 
O critério para escolha das escolas foi o baixo IDS (Índice de Desenvolvimento Social) das áreas onde estão localizadas, segundo mapeamento de estudo realizado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). Há escolas beneficiadas nas regiões do Centro, Zona Oeste e Zona Norte incluindo favelas em áreas conflagradas como Mangueira, Jacarezinho, Complexo da Maré, Rocinha, Cidade de Deus, Manguinhos e Complexo do Alemão.