Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Teatro Municipal Carlos Gomes recebe estreia do projeto A Arte Delas

15/03/2018 14:12:00


As mulheres ocuparam o Teatro Municipal Carlos Gomes para a estreia do projeto A Arte Delas na noite desta quarta (14). Presentes no hall de entrada e no palco, elas comandaram várias manifestações artísticas em mais uma atividade da Secretaria Municipal de Cultura em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher.
 
 
A exposição "Elas por Cristina Granato" abriu o evento apresentando 15 imagens do acervo de 35 anos de carreira da fotógrafa. Nos cliques, apenas mulheres que marcaram a cena cultural nacional. Nas fotografias, um encontro de gerações, com nomes como Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Dercy Gonçalves, Zezé Motta, Cassia Eller e Taís Araújo, entre outras. Segundo Cristina, "cada uma das protagonistas da mostra contribuiu para afirmar a presença feminina na arte e na cultura".
 
 
 
Durante a exposição, as Mulheres em Cena, projeto das irmãs Lara Braga e Nara Tosta, realizaram a performance artística "Contos e Encantos". Na encenação, elas contaram as histórias de suas vidas e mostraram o embate entre medo e coragem que permeia as escolhas de toda mulher. Para as irmãs, este tipo de manifestação artística é uma forma de empoderar as mulheres, trazendo referências para que elas se espelhem em outras e superem seus medos. 
 
Na sequência, a cantora e compositora Nilze Carvalho subiu ao palco do teatro para comandar uma noite de muito samba. Ela abriu a apresentação com "Banho de Manjericão", sucesso de Clara Nunes, e, na sequência, cantou "Acreditar" e "Retrato Fiel da Bahia", músicas que não podem faltar em seus shows.
 
 
Ana Costa foi a primeira convidada da noite. Juntas, as intérpretes levantaram a plateia ao cantarem "Sonho Meu", de Dona Ivone Lara. Nilze Carvalho ainda dividiu o palco com a baiana Mariene de Castro, com quem cantou "Foram me Chamar", outro clássico da matriarca do samba.
 
 
 
No final do show, as três se uniram e convidaram o público pra sambar com um pot-pourri das músicas Kid Cavaquinho, Brasileirinho e Maria Maria. Para Nilze Carvalho, preparar um mês de inteiro de programação cultural diversificada feita por mulheres é uma grande homenagem. "É muito importante ver mulheres representando diferentes vertentes artísticas, principalmente nestes tempos atuais... estou muito feliz por participar dessa festa!", afirmou a sambista.
 
 
 
O projeto A Arte Delas segue nas próximas quartas do mês de março, com apresentação do Coletivo Mulheres de Pedra e Sandra Portella convidando Grazzi Brasil e Sandra de Sá, no dia 21. Dia 28 tem Dandara Vital na performance Diva da Sarjeta e, como atração principal da noite, show do grupo É Preta, com participações das cantoras Dorina e Áurea Martins.
 
Fotos de Eduardo Rocha.