Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura lança Projeto Arte Escola, com oficinas gratuitas em 100 escolas da

06/03/2018 15:55:00


Promover o acesso à cultura e à cidadania para crianças em idade escolar das regiões mais pobres da cidade. Este é o principal objetivo do projeto Arte Escola Territórios Sociais, que a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lança no próximo dia 9 de março, às 10h, no CIEP Vinicius de Moraes, na Av. Dom Hélder Câmara 1.715, em Manguinhos.
 
Entre os meses de março e maio, 100 unidades da rede municipal de ensino receberão oficinas das mais variadas linguagens artísticas, entre elas cinema, teatro, música, dança, folclore, artes visuais e artesanato. O critério para escolha das escolas foi o baixo IDS (Índice de Desenvolvimento Social) das áreas onde estão localizadas, segundo mapeamento de estudo realizado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). Há escolas beneficiadas em todas as regiões da cidade, incluindo favelas em áreas conflagradas como Mangueira, Jacarezinho, Complexo da Maré, Rocinha, Cidade de Deus, Manguinhos e Complexo do Alemão.
 
"É muito importante que diferentes órgãos municipais trabalhem juntos a favor da população. Assim como a desigualdade social, a desigualdade no acesso à cultura é uma realidade em nosso município. Sabemos do valor que as atividades culturais têm na formação de novos cidadãos e quisemos oferecer aos alunos da rede municipal mais do que a educação básica. É nessas oficinas que muitos têm contato com as artes pela primeira vez, e podem até descobrir uma vocação em suas vidas", Nilcemar Nogueira, afirma a secretária municipal de Cultura.
 
Ao todo, 62 produtores culturais, entre pessoas físicas e jurídicas, foram contemplados e vão ministrar as oficinas. Os oficineiros foram selecionados por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) lançado em julho de 2017, que premiou cada um com R$ 8 mil. O Prêmio Arte Escola Territórios Sociais distribuiu um total de R$ 496 mil, já integralmente pagos pela SMC.
 
 
 
Da dança cigana ao funk, da criação de instrumentos à arte da palhaçaaria, oficinas são espelho da diversidade cultural carioca
 
 
O Prêmio Arte Escola proporcionou acesso de vasta gama de produtores culturais, com os mais diversos perfis artísticos, sociais e de localização geográfica. "Quando permitimos a participação de pessoas físicas, democratizamos o acesso de produtores de menor porte, mas com trabalhos igualmente relevantes para a diversidade cultural carioca", explica Nilcemar Nogueira. O resultado pode ser conferido na oferta cultural do projeto.
 
Na oficina Corpo Brinquedo, alunos de todas as idades conhecerão a proposta de consolidar o espaço escolar como um polo de referência para o movimento a partir das artes integradas como dança, teatro e música de forma lúdica e cooperativa. O projeto será realizado no Ciep Patrice Lumumba (Del Castilho), nas Escolas Municipais Augusto Frederico Schmidt (Engenho de Dentro), José Moreira da Silva (São Cristóvão), Mestre Darcy do Jongo (Madureira) e no Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu (Tijuca).
 
Alunos de 6 a 15 anos do CIEP Presidente Samora Machel (Bonsucesso), da Escola Municipal Emilinha Borba (Sepetiba) e do Espaço de Desenvolvimento Infantil Frota Pessoa (Inhaúma) vão receber o Encontro da Crespa, atividade com debates (para desmitificar olhares) sobre o corpo do negro e sua importância na sociedade.
 
O funk será a atração para os alunos a partir de 12 anos da Escola Municipal Lima Barreto (Realengo), que participarão da oficina Hip Funk. O projeto inclui batalhas e oficinas de break e passinho, palestras, oficina de produção cultural, cineclube, exposições, grafites e shows.
 
A Escola Municipal Nelson Romero (Sepetiba) vai receber o Caminhos Ciganos, projeto que acontece desde 2009 na Lona Cultural Terra, em Guadalupe. A proposta inclui oficinas de dança que, segundo os oficineiros, possuem o objetivo de proporcionar conhecimento sobre diversas culturas e povos e, especificamente, diminuir o olhar preconceituoso acerca do povo cigano.
 
Para apresentar o mundo do circo aos alunos do CIEP Antonio Candeia Filho (Acari), o projeto Palhaçadaria vai começar os encontros ensinando o conceito de ser palhaço para, na sequência, apresentar a formação artística dessa arte secular.