Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Caio Blat, em aula do Aprendiz Cultural: ‘temos em comum a vontade de viver e trabalhar com cultura’

21/05/2022 13:08:00


Adriana Rattes, diretora da rede do Grupo Estação Net, também se reuniu com bolsistas do programa inédito da Secretaria Municipal de Cultural


Como parte da formação do Aprendiz Cultural, o Estação Net Rio, em Botafogo, e o Planetário da Gávea receberam os participantes da primeira edição do programa da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece bolsas e cursos de preparação cultural para jovens cariocas.


Na terça-feira (17), Adriana Rattes, diretora da rede do Grupo Estação Net, deu uma aula sobre a cadeia produtiva do cinema, desde a produção até a distribuição e exibição dos filmes. O mercado cinematográfico também foi um dos pontos levantados pelos próprios aprendizes que conversaram sobre a importância da curadoria diversificada da rede que mescla, desde o mainstream a produções independentes. 


"Gostei muito do encontro e da conversa sobre a importância das diversas narrativas que são possíveis a partir do audiovisual. A experiência do encontro, de compartilhar vivências e ouvir pessoas com tanta história sobre o cinema brasileiro, fortalece ainda mais nossa vontade de aprender', ressalta Joann Jabur, 21 anos, e participante do projeto.  


Em seguida, os contemplados ouviram uma palestra do cineasta Cavi Borges e visitaram a cabine de projeção. Os aprendizes ainda assistiram o filme "Medida Provisória", de Lázaro Ramos. Na saída, receberam uma cortesia e um cartão de embarque que dá direito a seis filmes, em qualquer sala do Estação, durante qualquer dia ou horário, pagando apenas R$ 10 reais, por cada.


Já na quinta-feira (19), os jovens fizeram um passeio guiado pelo Planetário da Gávea e conversaram com o ator Caio Blat. Durante o bate-papo, discutiram sobre políticas culturais, dividiram projetos pessoais e as expectativas para o programa. O que deixou o ator entusiasmado.


"Muito mais importante que compartilhar minhas experiências é explorar a potência desses jovens que conheci. Não conseguiria encontrar uma galera incrível dessa, falar por duas horas da minha vida e sumir. Por isso, ficou combinado marcar outros encontros para continuar essa troca e, com isso, criar a partir das ideias deles. O que temos em comum é a vontade de viver e trabalhar com cultura", diz Caio Blat, que esse ano estreia como diretor de cinema com um filme em memória à atriz Cacilda Becker.  


Para encerrar a jornada, os jovens assistiram a peça "Tragam-me a cabeça de Lima Barreto", com Hilton Cobra, no Teatro Sesi do Centro. "Assisti pela segunda vez esse espetáculo e, como homem trans, ver um outro homem preto interpretando é muito importante. Fiquei maravilhado do começo ao fim ", comenta o aprendiz Matheus Henrique, 23 anos, morador da Maré.