Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Emoção marca homenagem da Secretaria Municipal de Cultura aos 90 anos de Fernanda Montenegro

17/10/2019 16:12:00


 

 

Os 90 anos da atriz Fernanda Montenegro foram comemorados com muita emoção em mais de dez equipamentos do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira.

 

O Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, exibiu "Eles não usam black-tie", filme de 1981 que traz a atriz no elenco. Ao final da sessão, o público aplaudiu de pé a atuação da única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz e primeira a conquistar o Emmy da categoria. "É a primeira vez que a vejo na telona. Acho que todos nós temos que agradecer por tudo que ela nos trouxe em tantos anos de carreira", contou Nathane Duarte, que foi ao espaço para acompanhar a programação. O centro cultural também está com um painel expositivo com fotografias de atuações da atriz, que ficará na galeria. A visitação é gratuita.

 

As homenagens também reuniram dezenas de pessoas no Teatro Ipanema, onde o grupo de alunos da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), dirigidos por Luiz Furlaneto, fez uma leitura dramatizada da peça "O Beijo no Asfalto" escrita por Nelson Rodrigues especialmente para Fernanda Montenegro. Maria Esmeralda, que contracenou com a atriz na peça, participou do evento.

 

"Estou lembrando e homenageando a nossa montagem que foi tão boa. Parabéns pelo eu aniversário. Você é insubstituível", afirma Maria Esmeralda.

 

As homenagens também aconteceram no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca; na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira; no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa; no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho, no Flamengo; no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá; e nas bibliotecas Marques Rebelo, na Tijuca; Annita Porto Martins, no Rio Comprido, e Jorge Amado, na Maré.