Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio abre inscrições para indicações à Ordem do Mérito Cultural Carioca

06/10/2019 16:25:00



A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas para as indicações de nomes para receber a Ordem do Mérito Cultural Carioca. Composta por uma medalha e um diploma, a premiação, lançada em 2018, tem como diferencial a participação popular.

A participação acontece apenas pela internet, no endereço ordemdomeritoculturalcarioca.rio. As indicações serão recebidas até o dia 27 de outubro. Todas as indicações serão avaliadas por uma comissão. A Ordem do Mérito Cultural Carioca será entregue aos agraciados em novembro.

 
Sobre a medalha – O design da Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criado pelo IED – Instituto Europeu de Design, por meio de um concurso interno. A imagem busca sintetizar tanto a beleza natural quanto a construída pelo homem, integrada e inseparável do ambiente. Assim, representa-se uma moldura inspirada nos Arcos da Lapa, aqueduto histórico, símbolo da vida boêmia carioca, onde a atividade cultural é pulsante. No centro da medalha, está o Pão de Açúcar, uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade, uma verdadeira obra de arte da natureza. A composição equilibrada entre o Morro do Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Morro da Babilônia é complementada pelo espelho d'água da Baía de Guanabara.