Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio lança Calendário das Rodas de Samba Cariocas em cerimônia no Palácio da Cidade

03/10/2019 16:24:00


 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai lançar o Calendário Oficial das Rodas de Samba Cariocas em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, no dia 10 de outubro, às 13h30. A solenidade vai contar com a presença do prefeito Marcelo Crivella e dos secretários de Cultura, Adolfo Konder; Ordem Pública, Coronel Paulo Amêndola; e Desenvolvimento e Emprego, Renato Moura. Na ocasião, as rodas serão certificadas pelo selo de padrão de qualidade "As Rodas do Rio" e os produtores responsáveis vão receber as credenciais que oficializam a participação no projeto. Os convidados serão recepcionados por uma samba com rodas tradicionais.

O calendário contempla 259 rodas e é parte da Resolução Conjunta assinada pela Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Fazenda e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Emprego. A resolução regulamenta o Decreto 43.423 de julho de 2017, que dispensa a necessidade de alvará e estabelece locais, datas e horários para as rodas até dezembro deste ano, beneficiando cerca de 4 mil músicos, com a realização de mais de mil apresentações. A publicação ainda define uma série de regras para organização dos eventos, como estrutura para shows e a utilização de mesas e cadeiras. Os produtores também poderão organizar o Circuito do Empreendedor do Samba Carioca, com barracas para comercialização de produtos historicamente ligados à cultura do samba. Os custos, assim como a montagem e desmontagem dos equipamentos e da estrutura, serão de total responsabilidade dos produtores.

A Resolução Conjunta das Rodas de Samba foi construída a partir de amplo processo de escuta de produtores culturais de todas as regiões do Rio de Janeiro. Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Cultura realizou o Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas, que percorreu toda a cidade para ouvir as principais demandas e reivindicações dos profissionais que produzem e atuam nas rodas.

 

Serviço
Lançamento do Calendário das Rodas de Samba Cariocas
Local: Palácio da Cidade
Endereço: Rua São Clemente, 360, Botafogo
Horário: Dia 10 de outubro, quinta-feira, a partir das 14h