Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa homenageia escolas que abordaram a cultura negra no Carnaval 2019

16/09/2019 16:32:00


 
 
O Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa de Cultura Negra no Carnaval, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine), vai contemplar escolas de samba que abordaram a temática afro-brasileira em seus enredos no carnaval 2019.  A cerimônia de entrega será no dia 19 de setembro, às 17h, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. 
 
Anualmente o troféu consagra agremiações e profissionais que levantaram questões sobre a origem, expressões e personalidades negras no carnaval carioca. Em sua 14ª edição, o evento vai homenagear 35 nomes de 14 categorias, como pesquisador, bloco, carnavalesco, passista e Velha-Guarda, além de representantes do poder público.
 
O Secretário Municipal de Cultura, Adolpho Konder, é um dos homenageados especiais. Ele destacou a importância do samba na formação da identidade cultural carioca. "O carnaval foi o pioneiro em dar visibilidade à cultura negra e também é um instrumento de resistência, reflete a cultura do povo. Precisamos valorizar os artistas que se empenham durante todo o ano pra construir a nossa grande manifestação cultural". 
 
Para a presidente do Comdedine-RJ, Fátima Malaquias, a premiação é uma maneira de reverenciar os profissionais que ajudam a perpetuar a cultura negra através da arte. 
 
"O maior espetáculo da terra tem as raízes fincadas em solo africano. É no carnaval que essa cultura é vista pelo mundo inteiro, e isso é feito com muita luta e muito suor. Nada mais justo do que homenagear as pessoas que colocam a história do negro na passarela", afirmou. 
 
O universo dos livros vai abrir as portas para receber quem enalteceu a cultura negra no carnaval 2019, como a Escola de Samba Acadêmicos de Vigário Geral, que falou sobre os governantes do antigo Reino do Congo, além da Estação Primeira de Mangueira, que tratou dos heróis nacionais marginalizados. A lista ainda traz personalidades como o mestre Manuel Dionísio, o comentarista Milton Cunha, e a rainha de bateria Evelyn Bastos. 
 
A premiação conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Rio de Janeiro. 
 
 
 
Serviço
O Troféu Conselheiro Ed Miranda Rosa de Cultura Negra no Carnaval
Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1.261, Centro
Horário: 19 de setembro, às 17h
Entrada gratuita