Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica celebra aniversário com programação especial

05/09/2019 12:30:00


A comemoração dos 23 anos do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica começa no próximo dia 7 de setembro com a abertura da exposição "Gabinete de Soluções", de Guga Ferraz. A mostra com 21 obras, sendo uma inédita, busca ressignificar a ideia de "gabinete de crise", termo usado por autoridades para atender a demandas urgentes. O artista apresenta soluções para problemas urbanos e convida o público a fazer o mesmo.

Além de projetos de intervenções na cidade, Guga apresenta desenhos, pinturas e esculturas, levantando questões como a violência urbana, problemas habitacionais, processos de exclusão na cidade e a relação entre o indivíduo e o meio urbano.

A exposição pretende tornar-se um lugar também de convívio e trocas com o encontro "Cidade Ocupada", que acontecerá no dia 28 de setembro. Estarão presentes no bate-papo, os artistas Alexandre Vogler, André Amaral, Clara Zúñiga, Ducha e Ronald Duarte, além de Guga Ferraz e do curador Thiago Fernandes, que fará a mediação do evento. O nome do encontro é uma homenagem a Ericson Pires, falecido em 2012, artista importância para essa geração de artistas.

A comemoração continua nos próximos sábados do mês de setembro com exposições, feiras livres, seminários e até a distribuição de um bolo de mais de dois metros. No dia 14 de setembro, o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica recebe a Mostra Marginal e, no dia 21, o lançamento dos editais de programação e residência artística para 2020. Para encerrar a programação, o último sábado do mês promove um dia de festa com a feira aberta Junta Local, com a intervenção de poetas periféricos do Slam Negritude, show de Jeza da Pedra, além de bolo para os visitantes.

Fundado em 1996, o espaço recebeu até 2009 o acervo de Hélio Oiticica (1937-1980). O prédio histórico se destaca também por abrigar a primeira intervenção permanente do artista Richard Serra realizada na América Latina. Ao longo dos anos, exibiu mostras de artistas brasileiros e estrangeiros, expoentes da arte contemporânea, como Mira Schendel, Iole de Freitas, Sonia Andrade, Lygia Pape, Antonio Manuel, Daniel Buren, Luciano Fabro, Tehching Hshieh, entre outros. Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes.

 

 

07/09

- Abertura da Exposição Gabinete de Soluções, do artista Guga Ferraz;

- Bazar e oficina de customização de roupas, organização Projeto Gira e Fashion Revolution;

- Apresentação da cena "Pretofagia" na exposição do artista Yhuri Cruz;

- Abertura do projeto instalação "Sonora Pública", de Carlos Gabriel;

 

14.09

- Sessão de Abertura Mostra do Filme Marginal;

 

21.09

- Lançamento dos editais AGAÓ 2020 e Programa Labirinto;

- Reinauguração da Residência Banca Carrocinha;

- Sessão Cine Clube;

- Interlocuções – Plataforma de Emergência – Martha Alkimin convida Leila Danziger;

 

28.09

- Visita mediada com todos os artistas em exposição (Guga Ferraz, Luiz Baltar, Denilson Baniwa, Laura Burroco, Paulo Vinícius e Vitória Cribb);

- Encerramento da exposição "Pretofagia", do artista Yhuri Cruz com última apresentação da cena de mesmo nome;

- Seminário "Cidade Ocupada", com Guga Ferraz;

- Bolo de aniversário;

- Feira Junta Local;