Dia Mundial da Voz é celebrado pelo Programa de Saúde Vocal do Professor

16/04/2018 04:14:00


Para comemorar o Dia Mundial da Voz, 16 de abril, o Programa de Saúde Vocal do Professor (PSVP) preparou uma programação especial para os servidores municipais. Na quarta-feira dia 18, as fonoaudiólogas participarão do projeto "Quarta com especialista", promovido pela Gerência de Valorização e Capacitação do Servidor (GVCS), apresentando a palestra Comunicação Eficiente.

 

O evento será realizado às 10h30 no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS).Os interessados podem se inscrever até o dia 17 através do endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRR8hhLP7jWPv8oyLNRvxEXWmI7VATBBPuE0mlp4MsTFlpsg/viewform. A palestra será ministrada pela fonoaudióloga do programa Isabela Poli que falará sobre a voz como parte do processo de comunicação, "vamos abordar esse contexto, mostrando os cuidados necessários à manutenção da qualidade da voz e dando dicas de como prepará-la para situações específicas como apresentações e reuniões", explica Isabela.

 

Na terça-feira, dia 17, a equipe do projeto fará também uma ação no pátio do CASS apresentando o programa para os servidores e divulgando a palestra da "Quarta com especialista".

 

Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Voz, na segunda-feira, será lançada a entrevista gravada com a coordenadora do PSVP, Julianna Ferrer, para o Canal Saúde da Fiocruz. No programa, Julianna falou sobre práticas que ajudam a evitar a rouquidão e da necessidade de se investigar as causas do problema quando ele se estende por um grande período. Confira aqui a entrevista completa.

 

 

Sobre o Programa de Saúde Vocal do Professor

 

O PSVP, criado em 2003, é uma ação conjunta entre a Subsecretaria de Serviços Compartilhados (sob responsabilidade da GVCS), Secretaria Municipal de Educação e Saúde, e tem como objetivo promover a saúde da voz dos professores da rede, a fim de diminuir afastamentos por licenças e readaptações causados por alterações vocais e promover um melhor rendimento em sala de aula e maior bem estar geral.

 

O grupo é formado por dezesseis fonoaudiólogas, sendo 12 atuando nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com treinamentos/oficinas vocais e tratamento vocal e quatro na Coordenadoria de Perícia Médica, que funciona na sede do Centro Administrativo São Sebastião (CASS).

 

Em oficinas teórico-práticas e em atendimento fonoaudiológico individualizado, a equipe busca conscientizar e capacitar o professor para usar de maneira plena e contínua a sua voz, tornando sua comunicação mais eficiente tanto em sala de aula quanto fora dela. Entre outros, oferecem informações sobre o funcionamento da voz e exercícios práticos para melhorar seu desempenho e resistência.