Programa de Saúde da Voz realiza ações na prefeitura

15/03/2018 16:19:00


O Programa de Saúde Vocal do Professor (PSVP) teve uma semana de trabalho intensa nos últimos dias. Duas palestras para diferentes públicos e uma ambientação aos novos professores da rede municipal foram organizadas e apresentadas pela equipe de fonoaudiólogas do projeto.

 

Na segunda-feira, dia 12, a profissional Márcia Mehta ministrou para os funcionários da MultiRio a palestra "A alma de uma apresentação: a comunicação eficiente". A ação teve como objetivo auxiliar os participantes a desenvolverem confiança e conscientização do corpo, fala e voz em futuras apresentações e reuniões.

 

Já na terça-feira, dia 13, a coordenadora do programa, Julianna Ferrer, deu início a um trabalho de acompanhamento com os integrantes do coral Atrás da Nota. Neste primeiro momento, Julianna ministrou uma palestra sobre a importância do cuidado com a voz. Os encontros serão realizados uma vez por semana. "Iremos trabalhar respiração, aquecimento e desaquecimento vocal, além de oferecer exercícios para o fortalecimento da musculatura", relata a coordenadora.

 

Para os integrantes do coral essa será uma grande oportunidade de aprendizado e aprimoramento. "Ficamos maravilhados já com essa primeira palestra, nós sempre ouvimos falar sobre trabalho vocal, mas nunca tivemos a oportunidade de realizar nada parecido, agora, teremos essa grande chance. Estou certa de que nosso desempenho será aprimorado com essa parceria", comemora Ângela Bispo, membro do coral.

 

A equipe promoveu ainda nesta semana a ambientação dos professores aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação e convocados para os exames admissionais. As fonoaudiólogas apresentaram a cada um dos candidatos as ações desenvolvidas pelo programa e como eles poderão ser beneficiados por elas. "Buscamos passar para o professor a importância da prevenção e do tratamento dos problemas vocais e como o projeto pode ajudá-lo. Esse primeiro contato é sempre muito gratificante, observamos que eles já começam a carreira com mais consciência sobre o assunto", avalia a fonoaudióloga Lílian Souza.

 

Estas e outras ações promovidas pelo grupo demonstram a importância do trabalho executado pelo Programa de Saúde da Voz ao longo dos 15 anos de existência. Todas as atividades relativas ao PSVP também são divulgadas nas páginas do Facebook e Youtube.

 

 

Palestra "A alma de uma apresentação: a comunicação eficiente"

 

 

 

 

 

 

Palestra para o coral Atrás da Nota

 

 

 

 

 

 

Ambientação para os professores