10 de novembro – Dia do #voudeazul na Prefeitura do Rio

08/11/2017 06:02:00


A Subsecretaria de Serviços Compartilhados (SUBSC), através da Gerência de Valorização e Capacitação do Servidor (GVCS), promove na próxima sexta-feira, 10 de novembro, o dia do #voudeazul. A campanha é uma adesão ao "Novembro Azul" e tem como objetivo promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata. A Gerência, que é vinculada à Coordenadoria de Normatização de Recursos Humanos, da Coordenadoria Especial de RH, está mobilizando os servidores a multiplicar esta ideia.

 

Sendo novembro o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina, a ideia é promover e registrar a ação por meio da participação dos servidores em seus locais de trabalho. Diversos brindes serão sorteados para os participantes da campanha que funcionará da seguinte maneira: o servidor deverá vestir uma peça de roupa na cor azul no dia 10 de novembro, tirar uma foto e encaminhar para o endereço valorizacaopcrj@rio.rj.gov.br acompanhada pelo nome completo e órgão de lotação. Segue abaixo o cronograma da ação e divulgação dos resultados:

 

Data

Evento

10/11

Dia do #voudeazul

10 a 16/11

Envio das fotos

21/11

Divulgação do material recebido na página da SUBSC

22/11

Realização do sorteio

23/11

Divulgação dos contemplados

24 a 30/11

Retirada dos brindes na GVCS

 

 

Além de enviar fotos individuais, os servidores poderão reunir suas equipes e registrar a adesão do grupo à campanha #voudeazul. Esta é uma maneira simples de estimular a participação de nossos colegas e trazer à tona esse tema tão importante para a saúde do homem.

 

Durante todo o mês de novembro, a GVCS também irá dispobibilizar na página da SUBSC uma série de materiais com informações sobre a prevenção do câncer de próstata.

 

Participe e ajude a multiplicar esta campanha tão importante, não só para o homem, mas para todos que estão a sua volta.

 

 

Dados e números sobre a doença:

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. (Fonte: INCA)

 

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. (Fonte: Ministério da Saúde)

 

 


Imagens relacionadas: