Dia nacional do livro é comemorado em outubro

17/06/2013 15:20:00


No próximo dia 29, comemoramos o Dia Nacional do Livro. A data, celebrada desde 1966, surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. A comemoração reforça a importância do hábito da leitura como forma de aprimoramento da linguagem e de comunicação com o mundo.

 

Também com o objetivo de incentivar a leitura, a Secretaria Municipal de Cultura criou o projeto Troca-troca de livros. Na ação, o leitor apresenta livros em bom estado de conservação e tem a oportunidade de trocá-los por outros que estejam disponíveis no carrinho do Troca-troca. Para os servidores interessados em participar da iniciativa, basta comparecer à Biblioteca Popular Abgar Renault. Além disso, na primeira quarta-feira de cada mês, o Troca-troca acontece também na portaria do prédio principal da prefeitura no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), entre 10h e 16h.

 

A biblioteca localizada no CASS conta ainda com outras atividades voltadas para o servidor, como o projeto Sarau das Quartas, um encontro para compartilhar textos poéticos. A atividade é realizada no Espaço de Leitura Abgar Renault na última quarta-feira de cada mês. O projeto apresenta um tema diferente a cada apresentação e conta com escritores, poetas, músicos e cordelistas convidados e servidores.

 

Às quintas-feiras, acontece ainda o projeto Quintas Afetivas. A ação consiste emrodas de leitura que resgatam a oralidade, a memória e a afetividade das narrativas de tradição oral. As narrativas abordam temáticas sobre valores, cultura e diversidade presente nas histórias de tradição oral. Atualmente, as rodas são realizadas com os alunos da Creche Institucional Paulo Niemeyer, mas, segundo a responsável pelo projeto, Sônia Lima, a ideia é que, em breve, aconteçam com a participação de todos os servidores.

 

A Biblioteca Popular Abgar Renault funciona de 10h às 17h no prédio da prefeitura, sala 251, localizado no CASS - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova. O servidor que desejar informações sobre os projetos podem entrar em contato pelo telefone 2976-2178 ou através do e-mail biblioabgarrenault.cultura@gmail.com.