Procon Carioca notifica mercados com alimentos vencidos, baratas e cobrança irregular das sacolas

19/07/2019 16:07:00


O Procon Carioca notificou os supermercados Zona Sul, Extra e Supermarket, descartando um total de 177 quilos de alimentos impróprios para consumo. O supermercado Zona Sul dentro de um shopping na Avenida das Américas, na Barra, foi notificado com descarte de 46 quilos de alimentos. Havia alimentos com até 13 dias de vencimento, entre salsicha, linguiça e frango. Os fiscais também encontraram carnes bovinas e suínas sem identificação do fabricante, data de validade e preço. No supermercado Extra na Avenida Vicente de Carvalho, na Penha, foram descartados 131 quilos de produtos impróprios para o consumo. Havia vísceras de peixes no chão, tábuas de corte e lixeiras danificadas e falta de higiene em todo o setor de peixaria. Os fiscais encontraram, ainda, produtos acondicionados em ambiente com temperatura inadequada, fora da indicada pelo fabricante, outros sem identificações de origem e validade, além da cobrança de sacolas acima do preço de custo, o que é proibido pela Lei nº 8.006/2018.

 

 No SuperMarket na Avenida Vicente de Carvalho, também na Penha, foram encontradas baratas andando em cima de embalagens  de carnes no setor de salgados. Ralos sem tela de proteção, lixeiras danificadas e tábuas de corte impróprias para uso, além de lixeiras quebradas, foram outros motivos para notificação. Faltavam, ainda, o Certificado do Corpo de Bombeiros, as notas fiscais de compra das sacolas e preços em produtos expostos para venda.

 

Segundo o presidente do Procon Carioca, Benedito Alves, os supermercados têm dez dias para apresentar defesa ao órgão e poderão ser multados. "Quando o empresário se propõe a abrir um negócio que mexe com a saúde do consumidor, tem que pôr toda sua equipe em alerta máximo, atendendo as normas de higiene. As consequências de um deslize podem ser graves", disse.


Imagens relacionadas: