Procon Carioca multa 20 agências bancárias

06/05/2019 11:17:00


Tempo de espera chega a 55 minutos

 

O desrespeito ao consumidor levou o Procon Carioca a multar 20 agências bancárias desde fevereiro deste ano. A maioria pertence aos bancos do Brasil, que teve seis agências multadas, e Santander, com nove. Caixa Econômica teve uma agência multada, Itaú e Bradesco tiveram duas agências multadas cada uma.

 

Entre as causas estavam exceder o tempo máximo de 15 minutos de espera na fila em dias normais, tanto no atendimento comum quanto no prioritário, e não informar, em local visível, o número da Lei 5.254/11 que trata desse tempo. Outras irregularidades encontradas foram a falta de bebedouro e de informações quanto à escala de serviço, ao banheiro e sobre o direito de 15 assentos preferenciais, bem como falta de certificado do Corpo de Bombeiros. No Santander, o tempo de espera chegou a 55 minutos e, no Banco do Brasil, a 25 minutos.

 

Apenas na véspera e pós feriado é que a Lei 5.254/11 permite tempo de espera de até 30 minutos.

 

As multas variaram entre R$ 10 mil e R$ 40 mil. Segundo o presidente do Procon Carioca, Benedito Alves, todas as agências eram reincidentes. "Elas já tinham sido advertidas pelos fiscais numa primeira visita e repetiram o erro. É muito desrespeito com o consumidor", disse Benedito Alves.


Imagens relacionadas: