Procon Carioca notifica posto de combustível

24/10/2018 12:20:00


O Procon Carioca notificou um posto de combustível Ipiranga, na Avenida Luís Carlos Prestes, na Barra da Tijuca, nesta terça-feira. Atendendo a uma denúncia de consumidor, os fiscais do órgão verificaram se havia irregularidades no estabelecimento, suspeita gerada a partir da queixa de um motorista cujo veículo teria a capacidade para 58 litros e que no abastecimento excedeu o limite, chegando a receber 68,20 litros. Não foram encontradas alterações nas bombas, mas o posto foi notificado pela ausência de alvará de funcionamento e de Certificado do Corpo de Bombeiros, documentos importantes e obrigatórios. O prazo para apresentar a documentação é de dez dias, e poderá haver multa.

 

Durante a operação, foi utilizado um galão de 20 litros certificado pelo Inmetro, o que é possível checar através de um selo. Os postos são obrigados a ter esse equipamento de aferição medidor que verifica o volume de combustível que é colocado no veículo e o consumidor que se sinta lesado pode pedir para fazer os testes. Além da quantidade de combustível, também é possível checar a quantidade de álcool na gasolina e de água no etanol, de acordo com a regulamentação da Agência Nacional do Petróleo.

 

Estar atento diminui a chance de golpes. A coordenadora jurídica do Procon Carioca, Renata Ruback, dá outras orientações:

 

- Acompanhar o abastecimento, saindo do veículo e verificando a bomba;

- Conhecer a limitação do tanque do veículo;

- E exigir o teste, caso haja suspeita quanto ao volume ou a qualidade.

 

Denúncias podem ser feitas aos órgãos de defesa do consumidor. O Procon Carioca recebe queixas através do atendimento itinerante, site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca; Facebook e Twitter: Procon Carioca; telefone 1746 e site www.1746.rio.

 


Imagens relacionadas: