Procon Carioca orienta consumidores a denunciarem alimentos impróprios por conta da greve

30/05/2018 17:46:00


Com a retomada do abastecimento dos produtos, a qualidade e o preço, especialmente dos alimentos, devem ser alvo de atenção dos consumidores na hora das compras. Quem for surpreendido por aumento abusivo dos preços ou má qualidade dos produtos em qualquer estabelecimento deve imediatamente denunciar ao Procon Carioca, que tomará as medidas necessárias. As práticas abusivas ocorrem nos casos em que há elevação injustificada do preço, aproveitando-se da greve dos caminhoneiros. O órgão orienta que é importante sempre exigir nota fiscal. "O Procon Carioca recebeu mais de 40 denúncias de consumidores sobre aumento abusivo de preços e notificou 28 estabelecimentos, sendo 11 postos de combustíveis e 17 supermercados. Quem se sentir lesado pode denunciar em um de nossos canais que os fiscais irão até o estabelecimento verificar a irregularidade", disse a presidente do órgão, Márcia Mattos. As denúncias podem ser feitas pelo facebook/ProconCarioca, pelo site http://www.rio.rj.gov.br/proconcarioca ou pelo telefone 1746.

No posto Ipiranga, da Rua Haddock Lobo, na Tijuca, os fiscais encontraram gasolina sendo vendida por R$ 5,19 o litro. No supermercado Vianense, na Estrada do Bananal, Freguesia, o quilo do tomate estava saindo por R$ 13,69 e, no Bora Bora Hortifruti, na Avenida das Américas, Recreio, o quilo da batata estava custando R$ 12,99. Os três estabelecimentos estão entre os notificados pelo Procon Carioca.

 

 

Fique atento às condições dos alimentos

Para identificar se o produto está em condições para consumo é importante observar algumas características, como: o estado de conservação, a coloração, odor, aparência, textura, se contém a informação de data de fabricação e validade, se a embalagem está violada, estufada ou amassada e se o alimento está deteriorado.

Para verificar se frutas, legumes e verduras estão frescos, o consumidor deve checar se não possuem manchas, se não estão amolecidos ou se as folhas não estão murchas. Caso estejam danificados por corte ou amassados, não devem ser consumidos.

Ao comprar o peixe fresco, os olhos devem ser transparentes e brilhantes, a textura deve ser firme e a aparência sem manchas. Peixes que possuam odor azedo não devem ser consumidos. Os peixes congelados devem estar em embalagens fechadas e bem lacradas.

As carnes também devem estar com uma boa aparência e a cor vermelha. Se apresentarem coloração esverdeada ou mau cheiro não, devem ser compradas.

A carne de frango deve apresentar cor esbranquiçada, podendo o peito possuir uma coloração rosada. O escurecimento da carne, cheiro azedo ou textura pegajosa ou viscosa indicam má qualidade do produto. 

Os ovos são alimentos frágeis e de fácil alteração. O consumidor deve checar se não estão sujos ou trincados. O principal cuidado é verificar a data de validade, pois, caso tenham sido expostos a altas temperaturas durante o período da greve, podem não estar próprios para o consumo.

Deve-se redobrar o cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, pois o acondicionamento inadequado pode tornar o alimento impróprio.

O consumidor deve verificar nos alimentos congelados se não há formação irregular do gelo, o que pode ocorrer pelo seu recongelamento, demonstrando que o produto não se manteve na temperatura adequada indicada pelo fornecedor durante todo o período de transporte.

Os laticínios, embutidos, frios e conservas expostos ou vendidos fracionados devem conter data do fatiamento e prazo de validade para consumo. Caso apresentem mau cheiro ou embalagem estufada, não devem ser consumidos.


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